4 ferramentas para verificar o espaço em disco ou armazenamento do Mac

Já alguma vez ficou sem espaço em discou ou armazenamento no seu computador Mac? Principalmente se estiver com alguma tarefa delicada em mãos, é sempre desagradável. Ainda mais se não souber por onde começar, ou que ferramentas utilizar para verificar o espaço em disco na sua máquina Apple.

Em seguida ficará a conhecer 4 ferramentas simples para controlar o seu computador!

Computador Mac Apple disco armazenamento

Ainda que a remoção de algumas aplicações possa libertar algum espaço em disco, a princípio este nunca é o método mais eficaz. Além de ficar privado das aplicações, provavelmente não eram estas que estavam a ocupar a maioria do armazenamento no seu computador Apple. Mas não se preocupe, existem várias soluções.

A ferramenta nativa no seu computador Apple

O primeiro passo é descobrir exatamente quais as aplicações ou ficheiros que estão a ocupar mais espaço em disco. Em seguida poderá começar a agir de acordo com o que descobriu, mas nem sempre é fácil saber exatamente o que é que está a ocupar mais espaço. Já, em primeiro lugar, temos a ferramenta da Apple.

Esta é a primeira opção, totalmente gratuita e já presente no seu computador Apple. Aceda ao ícone  no canto superior esquerdo do ecrã. Aí selecione “Acerca deste Mac”, em seguida navegue até “Armazenamento”. Agora terá uma visão geral e resumida do estado dos seus discos, bem como a opção “Gerir”.

Encontrará opções de otimização do espaço, englobando não só o correio eletrónico, mas também os ficheiros da Lixeira, bem como o armazenamento na iCloud, além da deteção de ficheiros repetidos. Aí, pode lançar mão destas modalidades de gestão das unidades de armazenamento no seu computador Mac.

DaisyDisc para Mac

A DaisyDisc é uma das ferramentas mais utilizadas em computadores da tecnológica de Cupertino. Além de ser leve, fácil de utilizar e com uma interface bastante agradável, é eficaz. O seu ponto de destaque é a forma como a distribuição do armazenamento no computador é apresentada com gráficos coloridos.

A partir deste mapa visual conseguirá aperceber-se do espaço livre e espaço ocupado, tudo isto com um simples vislumbre. Bastará em seguida clicar em qualquer espaço no gráfico para obter mais informações sobre os arquivos com informações detalhadas.

Importa ainda frisar que esta é uma aplicação paga para Mac, contudo, tem um período de Trial gratuito. O seu preço final é comedido e acaba por ser uma boa adição ao leque de aplicações para os eu computador. Simples, agradável e eficaz.

OmniDiskSweeper para Mac

Em seguida temos a OmniDiskSweeper, totalmente gratuita. Este software pertence ao grupo OmniGroup e é uma forma mais formal de obter informações sobre o armazenamento. Já, por outro lado, não é tão visualmente atraente como a solução anterior, mas também acaba por ter menos distrações.

Após o scan inicial do seu computador, verá os arquivos presentes em cada uma das drives encontradas. Como tal, o OmniDiskSweeper é sobretudo uma ferramenta de análise e não tanto de gestão. Ainda assim é uma boa forma de saber exatamente o que é que está a ocupar o espaço em disco no seu Mac.

A partir daí, poderá arrastar qualquer ficheiro para a lixeira, efetivamente removendo-o do computador.

CleanMyMac X

Por fim, para que todo o tipo de utilizador encontre uma ferramenta ideal para as suas necessidades, trazemos o CleanMyMac X. É de longe a opção mais completa e faz muito mais para além de o ajudar a gerir o armazenamento ou espaço em disco no seu computador. É um autêntico kit de ferramentas para Mac.

Repleto de animações, com uma interface envolvente e sons a condizer, as opiniões a seu respeito vão ser divididas, já a sua eficácia é consensual. Esta ferramenta pode otimizar todo o computador Mac, libertar memória RAM, efetuar verificações de rotina e limpar a máquina de software malicioso e adware.

Ao mesmo tempo, ajuda-o a gerir os vários detalhes do seu computador, ainda que não seja gratuito. Com efeito, esta é a solução mais onerosa aqui listada, ainda que tenha um período de avaliação. Por conseguinte, poderá experimentar as suas valências e, posteriormente, tomar a sua decisão.

Comece por experimentar as soluções gratuitas

A ferramenta nativa da Apple, bem como o OmniDiskSweeper. No entanto, se estas soluções não forem suficientes, explore as demais aqui listadas. No final, terá uma seleção sucinta de opções simples, bem como algumas mais sofisticadas.

Seja como for, o importante é nunca ficar sem espaço no seu computador Mac. Para tal, existem várias soluções e diverso software de terceiros.

Tem mais alguma sugestão de software para gestão do armazenamento?

Fonte: pplware

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.