iOS 13: as novidades já confirmadas com base nas fugas de informação

Estamos a menos de um mês do próximo grande evento da Apple. É já no próximo dia 3 de junho que terá início a WWDC, com várias novidades para o software da empresa, ainda que possamos ficar também a conhecer algum novo hardware. Contudo, vamos agora centrar a nossa exposição no iOS 13.

As novidades que em breve serão apresentadas, e possivelmente em setembro chegam ao seu iPhone e/ou iPad.

Apple iOS 13 iPhone iPad

O iOS 13 chegará para substituir o atual iOS 12 como nova iteração deste sistema operativo. Além disso, sabemos que o evento voltará a ter lugar na cidade de San Jose na Califórnia entre os dias 3 a 7 de junho, com várias novidades já preparadas. Em seguida, reunimos a compilação destas melhorias.

O iOS 13 está a ser preparado pela Apple

Ao mesmo tempo, ficaremos também a conhecer o macOS 10.15, entre outros. Ainda assim, a estrela do evento será, ao que tudo indica, o sistema operativo para o seu iPhone e/ou iPad. Já a sua chegada, caso tudo corra conforme previsto, terá início em meados de setembro de 2019 para o grande público – versão estável.

Até lá teremos versões de teste (beta), bem como várias fugas de informação que nos vão mostrando algumas das novidades. Note-se ainda que, até à apresentação oficial, esta compilação tem caráter provisório.

O Dark Mode para o seu iPad e iPhone

Sem a menor dúvida, esta será uma das maiores, senão a maior novidade do sistema operativo. A Apple tem dado a conhecer que está a trabalhar num modo de alto contraste, ótimo para condições noturnas ou de baixa luminosidade. Será, para todos os efeitos, um novo modo aplicado a todo o sistema e apps nativas.

O seu iPhone e/ou iPad com ecrã OLED serão os grandes beneficiados. Não só o modo escuro gasta menos energia neste tipo de ecrãs, mas também os seus olhos estarão sujeitos a menor stress. Mais ainda, é também um modo ótimo para quem gosta de utilizar o seu smartphone ou tablet pouco antes de adormecer.

Modelos como o iPhone X, e mais recentes, estão entre a lista de smartphones que beneficiarão do modo escuro ou Dark Mode aplicado a todo o sistema.

Multitasking reforçado no iPad, e no iPhone?

O grande ecrã dos dispositivos iOS – tablets – será agora aproveitado e a sua produtividade reforçada. Assim sendo, para quem quer fazer mais com o seu iPad, o iOS 13 deverá reforçar todo este quesito de trabalho e produção dentro e a partir destes dispositivos. O iPad será assim uma das prioridades da empresa.

Com o iOS 13 as aplicações poderão ter várias janelas, apresentando, por exemplo, várias folhas de trabalho que podem ser afixadas em diversos pontos do ecrã. Em seguida, estes cartões poderão ser movidos e o seu tamanho definido pelo utilizador que também poderá remover os ditos cartões.

Apple iOS 13 iPhone iPad

 

Split Screen ou ecrã dividido, terá assim um grande incremento na forma como poderemos controlar o espaço ocupado por cada aplicação. Ao mesmo tempo, é também sugerida a presença de cores distintas. Isto para cada cartão utilizado com o intuito de permitir a sua identificação clara e rápida.

Neste ponto, acreditamos que o iPad seja o principal ponto de interesse neste reforço da produtividade no iOS 13.

Novos gestos no iOS 13

Acreditamos ainda que o iOS 13 nos traga novos gestos de navegação, possivelmente um gesto de retroceder (anular uma determinada ação) dentro das aplicações. Poderá, por exemplo, ser um gesto com três dedos da esquerda para a direita no teclado para anular uma determinada ação.

Ao mesmo tempo, a Apple pode apresentar um novo gesto para selecionar rapidamente vários ficheiros. Aqui, por exemplo, ao arrastar o dedo em cima destes.

O Safari e as aplicações de sistema

O navegador predefinido pela Apple será alvo de melhorias com vista a maximizar a sua uniformização entre o iOS e o macOS. Tudo isto para que os utilizadores de iPhone e iPad tenham uma melhor experiência de utilização. Possivelmente com mais automatismos e ajustes automáticos entre os diferentes ecrãs.

Por fim, poderemos ter ainda algumas novas apps de sistema para o iOS 13.

Suporte para rato via USB?

Além de um novo HUD para o volume, possivelmente mais discreto, podemos ter o suporte para a utilização de um rato via USB. Por outras palavras, um periférico para o iPad que pode ser utilizado para aumentar a produtividade do iPad. Para já, é apenas uma das teorias em circulação, mas já teve direito a ilustração.

Apple iOS 13 iPhone iPad

A Apple dar-nos-á certamente outras surpresas que teremos de esperar para conhecer. Até lá, sabemos quando será a apresentação e podem-nos preparar para as novidades.

O que gostaria de ver implementado no iOS 13?

Imagem: iPhonehack

Fonte: pplware

2 comentários a “iOS 13: as novidades já confirmadas com base nas fugas de informação

  1. Pingback: iOS 13 está a chegar! Saiba já se o seu iPhone/iPad terá suporte | Appleweare

  2. Pingback: Apple anuncia o suporte para etiquetas NFC no seu Apple Pay | Appleweare

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.