Dica: Como proteger o ecrã OLED do iPhone X e evitar o “burn-in”

A tecnologia OLED é fantástica mas ainda não derrotou por completo um dos mais famosos “fantasmas”. Os ecrãs com tecnologia OLED ainda não derrotaram o famoso efeito “burn-in”, mas há uma série de dicas que podes seguir para proteger o ecrã OLED do iPhone X. Durante muitos anos, os utilizadores do iPhone não tiveram de se preocupar com problemas no seu ecrã, e a tecnologia IPS presente nos modelos anteriores ao iPhone X sempre deram uma boa resposta.

Dica: Como proteger o ecrã OLED do iPhone X e evitar o

 

Com a introdução da tecnologia OLED no iPhone X, a Apple melhorou drasticamente a qualidade do ecrã, mas nem tudo é perfeito nesta tecnologia.

O que é o burn-in?

O efeito burn-in (também conhecido como efeito de imagem persistente ou retenção de imagem) acontece quando uma imagem fica fixa durante um longo período de tempo, fazendo com que veja uma imagem fantasma no ecrã. É um problema que era muito comum nos ecrãs Plasma, mas a tecnologia tem evoluído e reduzido a possibilidade deste efeito.

Infelizmente, é esperado que sinta este efeito ao longo do tempo útil de vida do dispositivo e, é possível que veja também alguma variação de cores ao longo dos anos.

Contudo, há alguns passos que pode tomar de forma a evitar este efeito e manter a saúde do seu ecrã.

Como proteger o ecrã OLED do iPhone X e evitar o “burn-in”?

Mantenha sempre o iOS atualizado – A Apple utiliza tecnologia no seu software que procura prevenir o efeito das imagens fantásmas. Sempre que houver uma atualização, deve instala-la. Não só vai ter acesso a todos os novos recursos do iOS mas também poderá ter acesso a software vai ajudar a manter a saúde do seu equipamento.

O Brilho automático ajuda – Há utilizadores que não gostam desta funcionalidade porque pode alterar drasticamente a luminosidade do ecrã, mas no caso do iPhone X, pode mesmo ajudar a manter o ecrã saudável durante mais tempo.

Diminua o tempo do Bloqueio automático – Se não estás a usar o teu iPhone, o teu ecrã devia estar desligado. Maior parte dos utilizadores usa o iPhone, pousa-o por um breve instante, e está a pegar nele outra vez. Podes ajustar o tempo que leva até que o dispositivo se bloqueie automaticamente. A sugestão que damos é de 30 segundos para maior parte dos utilizadores ou de 1 minuto para quem tem tendência a pegar no iPhone mais vezes, e não quer constantemente estar a desbloquear o dispositivo.

Não tenha uma imagem demasiado brilhante no ecrã por uma longo período de tempo – Se tiver uma aplicação que faça uso do ecrã como um relógio digital, considere não usar se está realmente interessado na saúde do ecrã OLED do iPhone X. Se não quiser deixar de utilizar, então a recomendação é de pelo menos baixar o brilho do ecrã, para não queimar o ecrã.

O que fazer se começares a ver uma imagem fantasma no teu ecrã?

Se começares a ver o efeito burn-in na forma de uma imagem fantasma, é possível que tenhas causado acidentalmente uma queimadura no ecrã. Se o problema for recente, ainda há esperança e pode ser possível remover o dano e fazê-lo desaparecer. Se o dano for mais grave, então pode mesmo ser permanente, e a solução é infelizmente a troca do ecrã.

O primeiro passo a tomar é desligar o iPhone durante aproximadamente 15m. Pode sempre experimentar um pouco mais de tempo, mas recomendamos no mínimo 15m. Se tudo correr bem, a imagem terá desaparecido e o problema era apenas temporário.

O próximo passo é ligar o iPhone outra vez, se a retenção da imagem anterior desapareceu, está resolvido. Caso ainda veja a imagem então é possível que ainda assim desapareça com o funcionamento normal do ecrã.

Se as imagens fantasmas não desaparecerem então poderá mesmo ter de substituir o ecrã do iPhone X (ou simplesmente vive com essa inconveniência). Se for mesmo um caso de burn-in e não apenas a retenção da imagem não há muito que se possa fazer, se o seu iPhone X for recente então é algo que poderá querer reparar.

Os ecrãs OLED são já uma presença constante em dispositivos Android e há aplicações que podem ser usadas para minimizar ou até reparar por completo o problema. Com a adição de um ecrã OLED no iPhone X, é possível que aparecem aplicações similares na App Store.

De notar que ainda é cedo para compreender como o ecrã do iPhone X se vai portar ao longo dos próximos meses e até anos. Mas uma coisa é certa, tudo o que possa ajudar a manter a saúde do seu ecrã é sempre bem vinda.

Fonte: Macnifico

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.