Como Editar fotos no seu Mac

O Mac traz uma série de ferramentas para que não tenha de instalar aplicações de terceiros. Não são as melhores, as mais completas, mas são eficazes e preenchem as necessidades de grande parte dos utilizadores nos mais básicos requisitos.

Hoje vamos mostrar uma ferramenta de edição de fotografias que o macOS traz na sua app Fotografias e que poderá ajudar os utilizadores a dar aquele toque de qualidade a uma imagem.

Editar fotos na app Fotografias que existe no seu macOS

Quando a Apple lançou o macOS Sierra trouxe consigo uma série de novidades. Entre elas estava a ferramenta de edição de fotos dentro da aplicação Fotografias. Com as novidade neste segmento, com a chegado do High Sierra, a empresa de Cupertino acrescentou a tecnologia HEIF, tecnologia que haveremos de abordar com pormenor mais tarde.

 

Como usar a app Editar no seu Mac

Aprenda a usar as incríveis e intuitivas ferramentas de edição integradas ao Fotos para macOS.

 

O Fotos está incluído em todos Macs e oferece ferramentas de edições poderosas e fáceis de usar, bem como recursos de organização e partilha de fotos. Use o Fotos para aperfeiçoar as suas imagens, e não tenha medo de explorar todas as ferramentas (se não gostar de uma modificação, será possível voltar à foto original a qualquer momento).

A fototeca do iCloud mantém as suas fotos organizadas e atualizadas em qualquer dispositivo. Logo, quaisquer edições feitas no Mac aparecerão também nos outros dispositivos.

 

Vamos começar a editar fotos

Para começar a editar, clique duas vezes na foto na biblioteca e, em seguida, clique no botão Editar na barra de ferramentas.

Use o controlo deslizante na parte superior para ampliar a foto para maior nível de detalhes. Depois, antes de se meter em edições mais elaboradas, experimente o Aprimorar. Com esta ferramenta pode melhorar a foto com apenas um clique. Ajuste automaticamente a cor, a luz e o contraste da foto. Depois para finalizar os ajustes, clique no botão OK.

Recorrendo ao menu, o utilizador pode fazer mais, tem várias outras opções disponíveis.

Girar: rode a foto em até 90 graus no sentido anti-horário. Se quiser rodar na outra direção, mantenha a tecla Option pressionada.

Recortar: endireite a foto, melhore sua composição ou livre-se de partes indesejadas.

Arraste o retângulo de seleção pelas bordas. Ao soltar o retângulo de seleção, a foto recortada aparece. Use o medidor numerado à direita da foto para endireitá-la. Conforme move o medidor, uma grade aparece na foto para ajudá-lo a alinhá-la.

Proporção: escolha entre uma variedade de proporções (como quadrada ou 5:7) ou em formato livre.

Virar: vire a foto horizontalmente ou clique com a tecla Option pressionada para virar verticalmente.

 

E filtros, temos? Temos pois…

O Fotos também pode recortar e endireitar automaticamente as fotos, basta clicar no botão Automático. Ou clique em Redefinir para desfazer os recortes e as rotações e restaurar a foto para suas dimensões originais.

Filtros: nove filtros diferentes ajudarão a dar um novo visual à foto. Escolha entre cores vibrantes, como o Vivido quente ou o Dramático frio, ou o clássico preto e branco com o Mono ou o Noir.

Ajustar: encontre ferramentas eficientes para ajustar os níveis de luz, cor, nitidez, entre outros da foto. Use os controlos deslizantes para facilmente ajustar a foto.

Ao clicar em Ajustar pela primeira vez, verá controlos deslizantes para Luz, Cor e Preto e Branco. Mova os controlos deslizantes para a esquerda e para a direita até encontrar a aparência desejada. Para permitir que o Fotos faça ajustes automaticamente, passe o rato sobre cada controle deslizante e clique no botão Automático exibido.

Ao passar o rato sobre um controlo deslizante do ajuste, o utilizador também verá próximo ao botão Automático. Clique na seta para ver mais controlos específicos. Por exemplo, em Luz, poderá ajustar os controlos deslizantes individuais para luminosidade, exposição, Luzes fortes, Sombras e mais.

Para visualizar controlos avançados nas fotos, clique em Adicionar e selecione uma ferramenta no menu. Pode reduzir o ruído, adicionar uma vinheta e fazer ajustes avançados com as ferramentas de Níveis.

Se deseja aplicar a uma foto os ajustes que fez noutra, copie-os e cole-os. Abra a foto que contém os ajustes desejados, clique no botão Editar e na barra de menus selecione Imagem > Copiar Ajustes. Em seguida, abra a foto que deseja aplicar os ajustes, clique no botão Editar e selecione Imagem > Colar Ajustes.

Retocar: remova imperfeições, manchas de poeira e outras marcas da foto com um simples clique.

Use o controlo deslizante Tamanho para ajustar o tamanho do pincel. Use o controlo deslizante no canto superior esquerdo para ampliar a foto a fim de ter melhor controlo. Em seguida, posicione o pincel sobre a marca e clique ou arraste entre a área que deseja mudar.

Talvez seja necessário tentar algumas vezes para conseguir o tamanho correto do pincel e a técnica. Pressione Command + Z para desfazer o último retoque ou clique em Redefinir para recomeçar.

Também pode copiar uma secção da foto que contém a cor ou textura desejada e aplicá-la à marca. Ajuste o tamanho do pincel e, em seguida, pressione a tecla Option ao clicar na área da foto que deseja copiar. Em seguida, clique ou arraste sobre a área que deseja retocar.

Olhos vermelhos: remova rapidamente olhos vermelhos de rostos nas fotos. A ferramenta Olhos vermelhos aparece automaticamente quando o Fotos deteta que uma foto foi tirada com flash.

Se qualquer olho vermelho permanecer, poderá ajustar os resultados. Arraste o controlo deslizante Tamanho até que o círculo exibido tenha o mesmo que o tamanho da área do olho vermelho. Em seguida, centralize o cursor sobre o olho vermelho e clique.

Extensões: aumente as opções de edição do Fotos com extensões de terceiros. Pode aplicar edições de várias extensões a uma única foto ou usar uma combinação de extensões com as ferramentas de edição integradas do Fotos. Saiba mais sobre editar fotos usando extensões de terceiros.

Também poderá usar a ferramenta de Marcação na secção Extensões para adicionar desenhos, formas e texto às fotos.

 

Em resumo…

Esta é uma ferramenta muito interessante que reúne numa só aplicação, Fotografias, duas grandes aplicações que se dedicam quer à gestão, partilha e georreferenciação assim como oferece uma edição muito completa e que vai ao encontro dos vários dispositivos e das suas mais modernas novidades no que toca a fotografia.

Traz as ferramentas mais convencionais e também uma gestão de filtros e cores como poucas gratuitas oferecem, tudo dentro de um ecossistema que irá permitir a partilha em todos os outros dispositivos ligados pelo iCloud. Explore, veja como esta ferramenta lhe pode ajudar.

O que é HEIF?

O HEIF significa formato de imagem de alta eficiência e pode ser considerado a versão de imagem fixa do codec de vídeo HEVC que o ecossistema da Apple agora suporta oficialmente. O padrão HEIF não foi criado pela Apple – foi desenvolvido em 2015 pelo grupo MPEG, que também inventou o formato de áudio AAC usado no iTunes.

Fonte: pplware

Um comentário a “Como Editar fotos no seu Mac

  1. Pingback: 5 Aplicações fundamentais para fazer manutenção no seu Mac | Appleweare

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.