Atenção: As atualizações da EFI dos Mac não estão a ser feitas

A segurança nos Mac é elevada e a Apple sempre procurou manter estes padrões elevados, para garantir a proteção dos seus utilizadores. Para tal obriga às atualizações essenciais, não apenas no software, mas também no próprio firmware dos seus equipamentos. Um estudo recente chegou a uma conclusão que poucos esperavam.

As atualizações da EFI dos Mac não estão a ser feitas e isso traz sérios problemas de segurança aos utilizadores.

Apple MacBook

Este estudo, feito pela empresa Duo Security, avaliou o estado da atualização de cerca de 73 mil computadores Mac, com o intuito de perceber qual o seu estado de atualização, principalmente no que toca ao firmware e à EFI.

Esperava-se que os números mostrassem uma realidade bem sólida e que as últimas versões estivessem instaladas. Isto deveria ser reforçado com as políticas da Apple das atualizações obrigatórias e das atualizações de firmware.

Os problemas de segurança da EFI nos Mac

A verdade é que a Duo Security descobriu que a maioria dos computadores não estão a receber estas atualizações da EFI e, por conseguinte, estão a surgir falhas de segurança graves e que podem ser exploradas a qualquer momento.

Apple iMac

O problema é tanto maior por não haver qualquer notificação de erro ou de falha dessas mesmas atualizações. Os utilizadores acreditam no sistema da Apple e confiam na marca para receber essas atualizações.

Esta situação é anormal, uma vez que a Apple a cada nova versão do macOS inclui todas as necessárias atualizações do firmware da UEFI e que estas são instaladas de forma automática.

Para além das (muitas) situações de falha de atualização, a Duo Security descobriu ainda que muitas modelos não receberam qualquer atualização, não tendo estas sido lançadas pela Apple, para resolver problemas bem conhecidos.

Apple MacBook

Fontes internas à Apple garantem que a empresa já está a par deste estudo e que estará também a trabalhar no sentido de o resolver, não tendo sido fornecido qualquer informação sobre a forma como será feito.

Este é um problema exclusivo da Apple?

Apesar de terem focado o seu estudo nos equipamentos da Apple, o investigadores da Duo Security revelaram que este problema deverá existir no Windows e a uma escala ainda maior.

O facto de não haver qualquer controlo dos fabricantes nos processos de atualização leva a que as novas versões de firmware nunca cheguem aos utilizadores de forma direta. Aqui a Apple tem vantagem, por controlar toda a cadeia de acontecimentos, desde o hardware até ao software.

Fonte

Fonte: pplware

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.