Battery – Verifique o estado da bateria do seu iPhone/iPad

Atualmente, o funcionamento de quase todos os dispositivos eletrónicos que carregamos connosco durante o dia dependem de uma bateria. De facto, é ela que alimenta todos os componentes e que faz o nosso portátil, o nosso smartphone ou o nosso smartwatch, funcionar mesmo quando não está a ser alimentado diretamente através da corrente elétrica. Por isso, é importante conhecer o estado da bateria do seu equipamento.

Hoje mostramos como pode fazer através de uma app dedicada ao iOS.

battery para verificar o estado da bateria

Podemos dizer que estamos, de certo modo, condicionados pela duração da bateria dos nossos aparelhemos. Não é por acaso que diariamente, andamos com powerbanks ou até com os nossos carregadores atrás. Simplesmente não queremos que os nossos dispositivos, quaisquer que sejam, morram quando podemos vir a precisar deles.

bateria de um iPhone

Sem dúvida, os powerbanks vieram de certo modo ajudar a resolver este problema. Mesmo assim, na altura da compra de qualquer aparelho todos olhamos para a sua capacidade de bateria. Mas como todos os nossos leitores provavelmente sabem, a capacidade das baterias diminui com o passar do tempo, algo que queríamos que não acontecesse, mas é inevitável.

 

Como é que isso acontece?

De facto, este fenómeno está relacionado com o número de cargas que efetuamos ao longo do tempo de vida do nosso dispositivo. À medida que o número de cargas aumenta a capacidade máxima da bateria vai diminuindo. Isto acontece porque a bateria vai perdendo capacidade de reter carga ao longo do tempo e também com o número de ciclos.

Na verdade, podemos dividir uma bateria em três porções: a zona livre (pode ser reabastecida), zona com energia (onde se encontra a energia que ainda podemos gastar) e a zona morta (a zona que já não consegue armazenar energia. Regra geral, as baterias começam a perder capacidade a partir do dia em que são fabricadas e, por isso, muito provavelmente, quando chegam às nossas mãos a percentagem a utilizar já não será 100%.

consumo de bateria

No entanto, num dos cantos superiores do ecrã diz cem porcento, certo? Pois, na verdade, esse valor não corresponde à realidade e é por isso que à medida que o tempo passa o tempo de duração da bateria vai diminuindo. E é aí que pensamos em trocar de dispositivo.

Curiosidade: Deixar esgotar completamente a bateria ou descarregar a baixo de 10% poderá causar mais danos à mesma do começar a carregar o dispositivo quando chega a 20%. O iPhone avisa-o quando o nível da bateria desce abaixo dos 20%, e novamente aos 10%, deixando ativar o Modo de baixa potência com um único toque.

 

Como verificar o estado da bateria?

Hoje trazemos-lhe uma aplicação diferente. Pode parecer simples, à primeira vista, mas na realidade pode ser uma grande ajuda para percebermos o comportamento dos nossos aparelhos.

Chama-se Battery (simples não é?) e serve mesmo esse propósito: verificar o estado da bateria dos dispositivos iOS.

Abrindo a aplicação somos contemplamos com um design minimalista mas bastante cuidado, onde o acesso a todas as funcionalidades da aplicação é, de facto, fácil.

Para verificar o estado da sua bateria basta olhar para a primeira e segunda linhas. Na primeira, vemos o estado da bateria tendo em conta a avaliação realizada pela aplicação e na segunda podemos consultar a capacidade de bateria que, na realidade temos há nossa disposição.

battery para verificar o estado da bateria

Por exemplo, no meu iPad (dispositivo que utilizei para testar a aplicação) posso verificar que a condição da bateria está em bom estado. Além disso, tendo em conta a percentagem que tenho ao meu dispor posso concluir que a bateria não se encontra, de modo algum, desgastada.

 

Outras Funcionalidades…

Esta aplicação permite também consultar a quantidade de memória RAM que está a ser utilizada e qual a quantidade de armazenamento ainda disponíveis. Mas não é só. Podemos utilizar ainda a aplicação para conhecer algumas estatísticas do nosso aparelho, como por exemplo, quanto tempo utilizamos o Wi-Fi, quanto tempo utilizamos dados móveis etc..

 

Em resumo

Tenho esta aplicação instalada no meu iPad e eventualmente, passados alguns meses de utilização, recorro a ela para verificar a saúde do meu aparelho. Certamente, esta não é, de modo algum, uma aplicação para utilizar todos os dias. É útil saber deste tipo de técnica para conhecermos melhor as nossas máquinas.

Homepage: Ken Ken
Preço: Gratuito

Por Tomás Santiago para Pplware.com
Anúncios

Um comentário a “Battery – Verifique o estado da bateria do seu iPhone/iPad

  1. Pingback: Bateria do iPhone – Veja como está de saúde | Appleweare

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s