Como usar a ferramenta Lupa no iPhone

A malta não vai para nova e os olhos começam a precisar de ajuda em alguns cenários onde as letras são pequenas e acreditem, as letras começam a ser mesmo cada vez mais pequenas. Por algum motivo os smartphones trazem muitas ferramentas de acessibilidade, entre elas, no iOS em particular, há uma Lupa.

Mas então como “chamamos” a Lupa para usar no dia-a-dia? É simples e vamos mostrar a todos os proprietários de um iPhone (com iOS 10 e iOS 11) como tirar proveito dessa ferramenta.

Imagem a usar a Lupa no iPhone

Muitas vezes faz-nos falta uma lupa para podermos ampliar determinadas letras ou pormenores que a olho nu já não conseguimos ver. Mesmo com uma visão esplêndida, há limites para a nossa visão e nunca é demais termos um auxiliar ali à mão. Para esses e para muitos outros a quem a vista já apela à ajuda, a Apple contempla no seu sistema operativo móvel uma Lupa.

 

Usar a Lupa no iOS

Os exemplo que vamos deixar basicamente na fase de ativação não sofreu nenhuma alteração do iOS 10 para o iOS 11. Apenas no iOS 11 há agora uma nova forma de invocar a Lupa a partir da Central de Controlo que iremos mais à frente explicar.

Para já vamos a Definições > Geral > Acessibilidade > Lupa e ativamos este recurso. Se ler o que diz abaixo da Lupa entenderá a forma de ativar.

Dentro da Acessibilidade irá encontrar a opção Lupa e dentro poderá ter a opção que ativa esta ferramenta.

Ative, deslocando o slide para a direita e repare no texto logo por baixo da opção. Diz que “Esta funcionalidade permite-lhe usar a câmara do seu dispositivo como uma lupa”. Depois de ativar esta opção, carregue três vezes no botão principal para ativar a lupa.

Nada mais fácil, depois de clicar 3 vezes no botão principal irá abrir uma janela como a imagem abaixo:

 

E no iOS 11?

No iOS 11 poderá ter o mesmo caminho para ativar a ferramenta, ter os mesmos 3 toques no botão principal mas a Apple colocou agora um atalho para ativar a lupa:

Para colocar este ícone na Central de Controlo vamos a Definições > Central de controlo > Personalizar e cá dentro adicionamos ao menu Incluir a ferramenta Lupa. Depois, no ecrã do iPhone, invocamos a Central de Controlo e ativamos a opção no ícone da Lupa, tal como vemos na imagem em cima à direita.

Para facilitar o processo, usamos mais uma funcionalidade nova do iOS 11, a gravação de ecrã, e mostramos o processo completo:

 

 

 

 

 

Esperemos que seja útil para tornar as letras miudinhas mais simples de ler.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s