macOS: Como criar utilizadores e grupos?

Tal como outros sistemas operativos, o macOS permite criar facilmente utilizadores e grupos. A possibilidade de termos vários utilizadores criados no sistema permite-nos, também, ter vários perfis e os utilizadores podem estar simplesmente organizados por grupos.

Hoje vamos mostrar como podem facilmente criar utilizadores e grupos no macOS.

Se o Mac for usado por vários utilizadores, deve configurar uma conta por cada pessoa de modo a que possa personalizar as definições e as opções, sem afetar os demais.

Como criar um utilizador no macOS?

Para criar um utilizador no macOS deve abrir as Preferências do Sistema > Utilizadores e Grupos

Em seguida clique no ícone de cadeado para desbloqueá-lo e, depois, digite o nome e a palavra-passe de administrador.

Clique agora no botão Adicionar por baixo da lista de utilizadores.

Nota: No campo Nova Conta podemos escolher o tipo de utilizador: Administrador, Normal, Gerido com o controlo parental e Só partilha.

  • Administradorpode adicionar e gerir outros utilizadores, instalar aplicações e alterar definições.
  • Normal: os utilizadores normais são configurados por um administrador e podem instalar aplicações e alterar as suas próprias definições, mas não podem adicionar outros utilizadores ou alterar as definições dos outros utilizadores.
  • Gerido com o controlo parental: os utilizadores geridos com o controlo parental só podem aceder às aplicações e ao conteúdo especificado pelo administrador que gere o utilizador. O administrador pode restringir os contactos do utilizador e o acesso a websites, bem como estabelecer limites de tempo relativamente ao uso do computador.
  • Só partilhaos utilizadores apenas de partilha podem aceder remotamente a ficheiros partilhados, mas não podem iniciar sessão no computador nem alterar definições.

Por fim devem carregar em Criar Utilizador.

Se o Mac tiver Touch ID, um novo utilizador pode adicionar uma impressão digital depois de iniciar sessão no Mac. O utilizador pode usar o Touch ID para desbloquear o Mac e elementos protegidos por palavra-passe, bem como comprar elementos na iTunes Store, App Store e iBooks Store utilizando o seu ID Apple.

Criar um grupo

Um grupo permite que vários utilizadores tenham os mesmos privilégios de acesso. Por exemplo, é possível conceder a um grupo privilégios de acesso específicos para uma pasta ou ficheiro, e todos os membros do grupo têm acesso.

A criação de um Grupo é na mesma interface destinada à criação de utilizadores. Quando selecionar Nova Conta deverá selecionar a opção Grupo.

Por fim basta indicar o nome para o grupo e carregar em Criar Grupo.

Deve ainda indicar que utilizadores passam a estar associados ao grupo criado.

E basicamente é isto. No macOS, tal como em outros sistemas, é muito fácil criar utilizadores e grupos. Brevemente vamos mostrar como podem utilizar diferentes tipos de utilizadores no sistema.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s