Como aceder às palavras-passe que gravou no seu Mac

Muitas vezes gravamos as palavras-passe no nosso Mac e depois simplesmente deixamos de as manter vivas na memória. Seja no Safari ou mesmo as palavras-passe do Wi-Fi que o macOS grava, ficam automaticamente guardadas no Porta-chaves do sistema operativo e nós deixamos de ter de as decorar.

Mas como podemos saber onde estão e quais são?

Recentemente, chegou-nos ao Consultório um pedido de ajuda de um leitor que tinha a palavra-passe da sua Internet móvel gravada no sistema operativo. Sempre que se ligava não tinha de a introduzir porque estava já, há anos, gravada.

Trocou recentemente de disco do sistema e ficou com o antigo como um disco externo, tendo acesso a tudo, mas via USB. No entanto, perdeu todas as palavras-passe e, simplesmente, algumas com 10 anos nem sabia qual o e-mail associado à conta, ao serviço ou qualquer outro dado que usou nessa altura em que foi feito o registo.

 

Porta-chaves do macOS

Na verdade, o Safari tem algumas palavras-passe gravadas, assim como o Google Chrome também as tem, ou mesmo o Firefox mas o macOS guarda tudo num sistema que partilha entre os seus dispositivos que se chama Porta-chaves iCloud.

 

Mas o que é o Porta-chaves iCloud?

O Porta-chaves iCloud mantém os nomes de utilizador e palavras-passe de sites do Safari, as informações de cartões de crédito e as informações das redes Wi-Fi atualizados em todos os seus dispositivos aprovados com o iOS 7.0.3 ou posterior, ou o OS X Mavericks 10.9 ou posterior.

O Porta-chaves iCloud também pode manter atualizadas as contas que utiliza no Mail, nos Contactos, no Calendário e nas Mensagens em todos os seus computadores Mac. Ao iniciar sessão no Facebook, Twitter, LinkedIn e outras contas da Internet, o iCloud adiciona automaticamente os nomes de utilizador e palavras-passe a todos os seus dispositivos.

 

Como aceder às palavras-passe que estão no Porta-chaves?

Primeiro passo:

Comecem então por aceder ao Porta-chaves, que está na pasta Utilitários do menu Aplicações.

Segundo passo:

Agora dentro do Porta-chaves, no menu do lado direito, clique em Palavras-passe.

Terceiro passo:

Agora vamos usar a área de pesquisa, no canto superior direito, para tentar encontrar o serviço que queremos descobrir a palavra-passe. Neste caso em concreto, vou tentar descobrir a palavra-passe da minha Internet móvel.

Assim, em cima vou escrever o nome do meu operador para tentar perceber qual dos serviços será a Internet móvel.

Bom, encontrei vários resultados, mas pelo SSID ou pelo nome da rede que o router móvel propaga, percebi qual é o meu. Agora para tentar saber a password passamos ao passo seguinte.

Quarto passo:

Selecionando o serviço que pretendemos descobrir a passe, damos dois cliques em cima e será aberta a janela dos Atributos e Controlo de acessos deste elemento. Se repararem mais abaixo podemos solicitar que nos seja mostrada a palavra-passe.

Quando clicamos neste ponto é de imediato solicitada a colocação da palavra-passe do porta-chaves. Esta palavra-passe é solicitada na altura que configura a sua conta Apple. Se eventualmente não souber como foi configurado ou se necessitar de ajuda para o voltar a configurar, veja este guia da Apple que facilmente o conduz pelos passos necessários.

Logo que colocada, temos a palavra-passe revelada e podemos guardar para não voltar a esquecer. Esta janela permite mesmo criar uma anotação para mais tarde podermos ter uma pista ou qualquer informação extra, pode ser útil, tal como poderá ver na imagem em baixo.

Além disso, e dado que ao longo da vida irão colecionar muitas palavras-passe, pode remover material já velho, podem mesmo atualizar as palavras-passe e mudar outra informação que achem relevantes. Este é um sítio interessante pois poderá ser o último reduto de muita informação que ao longo da vida foi guardando e que o seu cérebro apagou há muitos anos.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s