Apple vai começar a produzir os seus próprios GPUs

A Apple tem como política controlar ao máximo a criação dos diferentes componentes dos seus equipamentos. O exemplo mais conhecido é o dos processadores do iPhone e do iPad, que desde muito cedo passaram para a sua responsabilidade. Depois de terem durante anos usado GPUs da Imagination Technologies, esta parceria chegou ao fim, assumindo a empresa de Cupertino o desenho e a produção de GPUs.

O anúncio do fim desta parceria, que tinha já muitos anos, foi feita pela própria Imagination Technologies, que deixa assim de ser a fabricante exclusiva de GPUs para os produtos da Apple.

A marca, tal como faz já com os processadores, irá desenhar e entregar a produção destes novos componentes aos seus parceiros, para que sejam integrados nos SoCs que equipam o iPhone, o iPad e o iPod Touch.

Para a Apple, este é um passo que se considera natural e até já esperado, uma vez que comprou nos últimos anos várias empresas que se dedicavam ao desenho e criação dos vários componentes associados aos SoCs que integravam os seus equipamentos.

Há, no entanto, uma história paralela, e que pode dar uma visão mais clara sobre este processo. Tal como foi detetado pelos analistas do The Linley Group, o iPhone 7 está equipado com o GPU PowerVR GT7600, que é o mesmo que equipava o modelo anterior, o iPhone 6s.

Este é ainda um GPU com as capacidades necessárias, mas que a curto prazo irá deixar de estar no topo das capacidades oferecidas pelo mercado. A Apple tem fama de descartar os fabricantes quando estes perdem a capacidade de produzir produtos que não estejam de acordo com os seus padrões de exigência.

Do lado da Imagination Technologies este poderá ser um golpe muito duro, uma vez que a empresa depende quase exclusivamente dos negócios que tinha com a Apple. Após o anúncio do fim da parceria, a sua posição em bolsa sofreu de imediato uma quebra.

 

Esta parece ser a mudança certa para a Apple, uma vez que este era um dos únicos componentes que a empresa não tinha controlo no fabrico para a construção dos seus equipamentos móveis.

Esperam-se, por isso, novidades em breve no que toca às capacidades gráficas dos equipamentos móveis da Apple, abrindo agora portas a muito do que se tem especulado.

Fonte: pplware
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s