iOS 10.3 pode trazer de volta até 8GB de espaço ao seu iPhone

iOS 10.3 no iPhoneTodos sabiam que o iOS 10.3 ia ser uma versão que traria novidades de peso, mas que provavelmente iriam passar despercebidas à maioria dos utilizadores. O novos sistema de ficheiros, o APFS, é de todas as novidades a que mais impacto terá. Testes iniciais mostram que, depois de instalado, o iOS 10.3 conseguiu garantir mais espaço no iPhone, chegando a recuperar até perto de 8GB. Esta nova versão do iOS tem mudanças profundas e que podem mudar muito a forma como o iOS gere os ficheiros e as suas permissões.

O APFS (Apple File System) tem uma abordagem diferente e isso nota-se de raiz.

Os ganhos de espaço do iOS 10.3 com o APFS

Outro ponto onde se notam as melhorias deste sistema de ficheiros foi agora descoberto, com o início da utilização por parte dos utilizadores. Um teste, que comparou um iPhone 7 Plus, de 256GB, antes e depois do iOS 10.3, mostrou que foi possível ganhar espaço de armazenamento.

iOS 10.3 espaço ganho

Num iPhone que tinha já bastantes ficheiros, com mais de 40.000 fotografias, 3 mil vídeos, quase 200 aplicações e 129 músicas, foi possível aumentar o espaço livre, que passou de 75,45 GB para 83,26 GB, um aumento de 7,81 GB.

Curiosamente, e também como consequência da instalação do iOS 10.3, o espaço total disponível também aumentou, passando de 248,5 GB para 252,14 GB, uma diferença de 3,64 GB.

O que é o APFS

O APFS é o mais recente sistema de ficheiros que a Apple criou para os seus sistemas operativos. Para além dos ganhos de performance que traz, quer na escrita quer na leitura, o APFS é a primeira abordagem a um sistema de ficheiros transversal a todos os equipamentos da Apple. Isto significa que estará presente no iPhone, iPad, MacBook, Apple Watch e até na Apple TV.

iOS 10.3

A forma como o APFS organiza os ficheiros, a baixo nível, é o que possibilita um novo esquema de particionamento de volumes, o que permite a expansão flexível destes. Isto tem também impacto na capacidade disponível, aumentando-a e consumindo menos espaço de armazenamento.

O novo iOS 10.3 demora muito mais tempo que o habitual a instalar, entre 30 a 50 minutos, muito por culpa do novo APFS, mas o resultado final é muito positivo para os utilizadores, como se pode ver no espaço que acabará por ser ganho.

Se ainda não o instalaram não percam mais tempo e digam-nos quando espaço recuperaram no vosso iPhone.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s