Saiba como ativar e usar o Night Shift no macOS 10.12.4

Night Shift macOS 10.12.4A chegada do macOS 10.12.4 trouxe aos utilizadores deste sistema operativo uma novidade que era já esperada por muitos. O Night Shift tem já provas dadas no iOS e nos dispositivos móveis, protegendo a vista e conseguindo dar uma melhor utilização em cenários de luminosidade reduzida. Agora que está disponível, vamos explicar como o podem usar e como o podem configurar, para que estejam protegidos e tirem o máximo do macOS.

Segundo a Apple, os efeitos benéficos do Night Shift estão cientificamente provado e conseguem mesmo ter um efeito que vai além da proteção dos olhos, ajudando também no sono.

Ao reduzirem a intensidade da luz no ecrã, aplicando também filtros que reduzem a intensidade, consegue-se corrigir os ritmos circadianos e tornar mais simples adormecer, por haver menos estímulos.

Depois do pôr do sol, o Night Shift altera as cores no ecrã para as cores mais quentes do espectro, protegendo os seus olhos. De manhã, o ecrã regressa às definições habituais.

O Night Shift já está ativo

Por omissão o Night Shift está ativo no macOS, podendo o utilizador verificar a configuração aplicada acedendo às Preferências do Sistema e depois escolhendo a opção Monitores. No separador Night Shift encontra toda as opções deste novo modo.

Night Shift Definições

Nativamente o Night Shift está configurado para funcionar do pôr ao nascer do Sol, mas é possível alterar a opção de Ativar até ao nascer do Sol e alterar a temperatura da cor, para menos quente ou mais quente.

Altere as horas a que o Night Shift se liga

Claro que a hora de se ligar e desligar pode ser mudada, bastando mudar a opção selecionada no Horário para Personalizado. Aí devem definir a hora de início e a hora de fim.

Night Shift Horário

Está opção é a indicada para quando estão a trabalhar em ambientes de pouca luz e querem ter o Night Shift a funcionar em horários distintos do nascer e pôr do Sol, sempre de forma automática.

Ligue o Nigh Shift pela Central de Notificações

Se preferir ligar o Night Shift a qualquer momento, sem ter de alterar horários ou mudar qualquer configuração, pode fazê-lo diretamente na Central de Notificações. Para além do modo Não Incomodar, passa a haver também uma nova opção Night Shift, que pode ser ligada ou desligada.

Night Shift Central de Notificações

Se o utilizador não desligar esta opção, esta vai manter-se ativa até ao próximo nascer do Sol ou à hora definida para o fim do Night Shift.

Também o Siri pode ativar o Night Shift

Porque o Siri é também uma novidade no macOS, desde a versão 1o.12, também pode ser usada para ativar esta novidade. Basta que chamem o Siri e que lhe digam “Ligar o Night Shift”

Night Shift Siri

Para desligarem o Night Shift pelo Siri só precisam de dizer a frase contrária – “Desligar Night Shift” – e este será desligado.

Compatibilidade do Night Shift

O Night Shift funciona em todos os Macs fabricados depois de 2012 ou posteriores. Nas máquinas mais antigas não é possível ter esta funcionalidade. A lista completa dos dispositivos que suportam o Night Shift pode ser vista abaixo:

  • MacBook (Início de 2015 ou mais recente)
  • MacBook Air (Meados de 2012 ou mais recente)
  • MacBook Pro (Meados de 2012 ou mais recente)
  • Mac mini (Finais de 2012 ou mais recente)
  • iMac (Finais de 2012 ou mais recente)
  • Mac Pro (Finais de 2013 ou mais recente)
  • Ecrã Apple LED Cinema
  • Ecrã Apple Thunderbolt
  • Ecrã LG UltraFine 5K
  • Ecrã LG UltraFine 4K

No caso dos Macs mais antigos, recomendamos que usem o F.lux. Não está integrado com o macOS, mas consegue resultados muito positivos, no que toca a proteger o utilizador e a sua vista.

Testem esta novidade do macOS 10.12.4 e vejam como este consegue fazer com que cansem menos a vista, em ambientes de menor luminosidade, e como vos permite adormecer melhor depois de uma noite de trabalho.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s