Apple não quer os seus equipamentos reparados por terceiros

Apple repararA reparação dos equipamentos das principais marcas são por norma caros e feitos pelas empresas. Sempre que se recorre a casas não oficiais as garantias são removidas e as marcas desresponsabilizam-se. Agora, uma nova lei, que está a ser preparada no estado norte americano do Nebraska, abrirá a reparação destes equipamentos a terceiros.

A Apple está, naturalmente, contra esta ideia.

O direito à reparação

Esta nova lei está a ser avaliada no estado do Nebraska e prepara-se para autorizar a reparação de equipamentos eletrónicos a qualquer entidade, removendo a proteção que existe e que leva os consumidores a terem de optar pelas ‘lojas oficiais’.

Caso seja aprovada a lei, as marcas vão ter de fornecer todo o tipo de manuais e materiais para que a reparação seja feita por qualquer entidade, não podendo ser recusado.

Apple reparar

A Apple está contra esta nova lei

Claro que a Apple está contra esta nova lei e, para tentar impedir que seja aprovada, já fez avançar os seus ‘lobistas’. A empresa alega que esta nova lei vai abrir os segredos a qualquer atacante e que a propriedade intelectual será afetada.

Para além da Apple, outras empresas como a Samsung e até a John Deere, se mostraram contra. Outros grupos, onde a Microsoft e a Google estão presentes, estão a argumentar que esta abertura vai levar a problemas e que as regras de defesa dos consumidores podem não ser respeitadas.

Apple reparar

As razões de quem quer esta nova lei

Os congressistas que querem aprovar esta lei alegam que a oposição destas marcas é baseada numa falsa moral e que apenas querem defender os seus lucros elevados, que obtêm com estas reparações, porque são caras.

Já no passado houve vários estados norte americanos a tentar fazer passar leis similares a esta, mas, na sua totalidade, estas acabaram por ser rejeitadas. Esta será, provavelmente, mais uma situação em que a lei acabará por não passar, fruto das pressões e dos lóbis das grandes empresas tecnológicas.

Fonte: pplware
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s