Sabe verificar cópias de segurança da Time Machine no macOS?

Time MachineEm qualquer sistema operativo as cópias de segurança são das medidas mais básicas que qualquer utilizador deve tomar. São a garantia de que a qualquer momento pode recuperar de um problema ou de uma falha. No macOS tudo está preparado para que, de forma automática, estas cópias sejam feitas pela Time Machine. Mas e como consegue verificar a integridade destas cópias? É simples, tudo está no macOS. A Time Machine é a garantia de que as cópias de segurança do macOS são feitas, de forma automática e sem qualquer necessidade de intervenção do utilizador.

Este é um sistema automatizado, mas que, periodicamente, deve ver verificado para garantir que a qualquer momento podem usar essas cópias quer para recuperar ficheiros ou para fazer uma reposição total do macOS.

Como verificar cópias de segurança da Time Machine

Para fazer esta verificação, que vos mostrará se existem problemas com as cópias de segurança, comecem por aceder à barra de menu e abram o ícone referente à Time Machine. Caso não esteja visível, podem fazê-lo acedendo às Definições e depois a Time Machine, ativando a opção “Mostrar Time Machine na barra de menus“.

Menu Time Machine

A opção para verificar as cópias de segurança não irá estar visível, mas ao carregarem na tecla alt/option vão ver surgir essa opção.

Só precisam depois de escolher Verificar cópias de segurança para que o processo seja iniciado.

Verificar cópia segurança Time Machine

Este será um processo demorado, que depende sempre do tamanho das cópias de segurança feitas. Caso existam problemas detetados, estes vão ser mostrados ao utilizador durante a verificação.

Podem acompanhar o processo diretamente da barra de menus, acedendo pelo ícone da Time Machine.

Progresso verificação Time Machine

Se preferirem podem acompanhar o processo de verificação da cópia de segurança diretamente na gestão das Definições da Time Machine.

Estas verificações tanto podem ser feitas em cópias cifradas ou não cifradas. Para confirmar a sua integridade é comparado o checksum gerado no momento da cópia com um novo, gerado no momento da verificação.

Definições Time Machine

Esta é uma operação que devem fazer sempre que forem usar a cópia de segurança, quer para reinstalar um Mac ou para fazer a recuperação deste para outro chassi. Evitam problemas que só iam detetar quando deixassem de ter acesso ao macOS, o que seria depois tarde demais.

O macOS faz algumas verificações, mas este extra pode ser a diferença entre detetarem um problema ou terem de lidar com ele tarde de mais para o poderem resolver.

Fonte: pplware
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s