Fez ontem 10 anos que Steve Jobs apresentou o iPhone…

… Mas poderia ser diferente!

Fez precisamente ontem, 10 anos, o momento em que a Apple apresentou o iPhone mudou de forma completa o mundo da tecnologia e, em particular, o dos telemóveis. Foram vários anos de investigação e desenvolvimento para chegar a um equipamento que alterou por completo a forma como nos relacionamos com a tecnologia. Muitos não sabem, mas a Apple, antes de escolher o iOS e a forma de interacção deste, teve vários protótipos em testes. Um deles, o AcornOS, usava a mesma interface do iPod.

iPhone

Foi em 2007, há 10 anos, que a Apple mostrou ao mundo aquela que foi uma das suas maiores criações. O iPhone, que todos tão bem conhecem hoje, marcou uma mudança a vários níveis, desde a interface até à função de um telefone. Seis meses depois da sua apresentação, começou finalmente a ser vendido, contando, actualmente, com mais de mil milhões de exemplares vendidos por todo o mundo e hoje é o produto mais bem sucedido da empresa.

O iPhone representa, hoje, cerca de 60% dos lucros da Apple e, de ano para ano, tem-se assistido a um crescimento constante das unidades vendidas, ainda que 2016 não tenha sido um ano particularmente feliz. O gráfico seguinte, elaborado pela Statistics, revela exactamente o número de unidades de iPhone vendidas ao longo dos últimos 10 anos.

vendas_iphone

A evolução do iPhone foi feita de forma muito consistente o que, ao longo destes 10 anos, foi essencial para conquistar novos utilizadores. É assim possível assinalar algumas das novidades introduzidas a cada novo ano:

  • 2008: Acesso à App Store e suporte à rede 3G
  • 2009: Gravação de vídeo e hotspot
  • 2010: Ecrã Retina
  • 2011: Siri e iCloud
  • 2012: LTE e Lightning
  • 2013: Touch ID
  • 2014: Novos tamanho de ecrã, com o modelo de 5,5 polegadas
  • 2015: 3D Touch, Live Photos, gravação 4K
  • 2016: Resistência à água, câmara dupla no iPhone 7 Plus

 

Poderia ter sido diferente…

Muitos testes e protótipos foram criados, com um deles a surgir agora. O iPhone foi testado com uma interface idêntica à do iPod, mantendo todas as janelas do leitor de música e onde seria usada uma “click weel” para aceder às opções.

 

O ecrã deste protótipo estava dividido em duas áreas, com a parte de baixo a ter a click wheel, criada com software, e a parte superior a ter uma interface baseada em menus, sendo uma cópia da interface dos iPod.

O AcornOS contemplava logo algumas aplicações nativas do sistema, e que já vinham do iPod, como o Music e o Games, mas adicionava-lhe novas, como o Dial e SMS, que iriam permitir aos utilizadores usar as funções de telefone.

Estas imagens e o vídeo mostram este protótipo inicial do iPhone e foram lançadas por Sonny Dickson. Para dar autenticidade ao que apresentou Dickson faz referência a uma patente da Apple, de 2006, onde a empresa descreve um dispositivo com “multi-touch” e uma “click wheel” opcional.

A Apple sempre referiu que tinha feito várias experiências com o iPod antes de chegar ao desenho final do iPhone e da sua interface. Estas novas imagens e o vídeo que a acompanham são a prova de que o iPod esteve na génese do mais icónico smartphone que existiu.

Fonte: pplware
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s