China ameaça deixar de vender iPhones se Trump iniciar uma guerra comercial

O jornal Global Times, da China, revelou esta semana que o negócio da Apple na venda de iPhones poderá vir a ser afetado naquele país caso Donald Trump avance com medidas rígidas em relação ao comercio. Recorde-se que em setembro ultimo, em pré-campanha eleitoral, Donald Trump afirmou que ia aplicar uma tarifa de 45% sobre as importações da China caso fosse eleito Presidente. “A China vai ter uma abordagem de ‘olho por olho’ então. Um lote de pedidos da Boeing será substituído pela Airbus. As vendas de automóveis e iPhone na China sofrerão um revés e as importações de soja e milho dos Estados Unidos da América serão interrompidas.

A China também pode limitar o número de estudantes chineses que estudam nos Estados Unidos”, é possível ler no jornal asiático.

 

Ainda de acordo com Global Times, esta é “uma situação win-win” caso se mantenham em vigor os acordos atuais e indica mesmo que “Trump, como é um empresário perspicaz, não ingénuo a esse ponto. Nenhum dos presidentes anteriores foi ousado o suficiente para lançar uma guerra comercial total contra a China. Todos optaram por uma linha cautelosa, uma vez que é mais consistente com os interesses gerais dos Estados Unidos da América e é mais aceitável para a sociedade norte-americana”.

A informação foi publicada assim que Trump e o Presidente chinês, Xi Jinping, comunicaram pela primeira vez após ter sido conhecido o resultado da eleição. A imprensa local revelou também que os dois lideres esperam encontrar-se “em breve”.

Uma novela que certamente dará ainda muito que falar, resta agora perceber quem vai ganhar se a arrogância de Donald Trump ou se o poder económico asiático…

Fonte: Wintech

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s