Afinal a Apple regista as chamadas dos seus utilizadores no iCloud

Apple iPhone Chamadas iCloudOs problemas de privacidade têm estado na ordem do dia. Cada vez mais os utilizadores querem garantir que os seus dados estão protegidos e que não são partilhados. A Apple sempre garantiu que a segurança dos seus utilizadores estava em primeiro lugar e que não os recolhia, mas foi descoberto que afinal os registos de chamadas estão a ser enviados para o iCloud, sendo guardados por vários meses. Ainda não existe muita informação sobre a forma como a Apple está a enviar os dados das chamadas dos seus utilizadores para o iCloud, mas existe a certeza de que estes estão a ser guardados.

Quem tem o iCloud Drive activado está sujeito a esta situação que ninguém sabia.Quem descobriu que a Apple está a enviar estes dados foi a empresa russa Elcomsoft, que agora tem disponível uma aplicação que permite aos utilizadores descarregarem os registos de chamadas, mostrando assim que estes estão acessíveis aos utilizadores.

Este é considerado um problema grande, dado que esta recolha não está declarada em qualquer documento da Apple e nem é comunicada aos utilizadores, que pensam que esses dados nunca saem dos seus dispositivos. Do que se sabe esta sincronização existe desde o iOS 8.2, lançado em Março de 2015.

A razão da recolha dos dados das chamadas pela Apple

A Apple já veio a público reconhecer que efectivamente faz essa recolha das chamadas dos utilizadores, mas também explicou a razão pela qual o faz. Segundo a empresa, é com recursos a essa informação que permite que os registos de chamadas sejam partilhados pelos diferentes equipamentos.

Para além disto, a empresa recordou que os utilizadores podem facilmente desabilitar esta recolha de informação, bastando para isso que desactivem o iCloud nos seus equipamentos. A Apple lembrou ainda que quem pretender manter a sincronização deve optar por passwords fortes e recorrer à autenticação de dois factores.

Apple iPhone Chamadas iCloud

A questão, muito para além do facto da Apple recolher informação sem o deixa explicito, é a forma como esta pode ser acedida. Casos recentes mostraram ser simples aceder às contas iCloud dos utilizadores, apenas com recurso a alguma engenharia social, o que mostra a facilidade com que se pode aceder a esses dados.

A Apple, entretanto, já actualizou as suas páginas para indicar que recolhe esta informação, mas isso não a iliba de ter estado a omitir informações importantes sobre os dados os utilizadores e o que faz com eles.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s