iOS 10.2 traz função que permite ligar para o 112 discretamente

iOS 10.2 traz função que permite ligar para o 112 discretamenteA Apple mantém-se impávida e serena mesmo com as críticas que se fazem sentir em relação ao novo MacBook Pro e mesmo face às que ainda se ouvem do iPhone 7. As críticas também estão a ser dirigidas ao iOS 10 que ainda tem uns erros estranhos. Na verdade, tudo isto tem levado muitos utilizadores a dizerem que o fim da Apple estará perto e que esta deixou de ter a relevância que tinha no que toca a influenciar o mercado tecnológico.

No fundo, todos sabemos que o mercado tecnológico mudou, mas isso não tem afectado a intenção da Apple em trazer novidades aos seus produtos, trazer pequenos recursos que podem fazer toda a diferença. E é de um recurso tão singular e importante que iremos falar.

 

 

Provavelmente ainda se lembram que, no iOS 8, a Apple lançou um recurso que se chamava Ficha Médica, dentro da Apple Saúde. Esse local permite que o utilizador possa colocar informação médica essencial que poderá aparecer no ecrã de bloqueio do iPhone. A utilidade desta funcionalidade é permitir que, em caso de emergência, qualquer pessoa possa ter acesso à ficha médica do utilizador do iPhone e, com isso, ajudar nalguma questão de saúde.

 

112 pode ser accionado já no Apple Watch

No Apple Watch, os utilizadores podem ter acesso a essa ficha Médica e até fazer disparar uma chamada para o número de emergência médica de cada país. Se o utilizador estiver com dificuldades de saúde e clicar no botão lateral do relógio, aparecerá um menu com a possibilidade de chamar ajuda de emergência deslizando a opção SOS emergência.

pplware_modo_sos_ios102_02

Além de pedir ajuda especializada, o utilizador poderá permitir que alguém que o esteja a ajudar tenha acesso à sua Ficha Médica a partir do relógio.

 

Apple estende opção de pedido de socorro para o iPhone

Com a versão 10.2 que vai já na versão beta 2, a Apple adicionou uma outra característica muito útil totalmente dedicada à segurança. Agora, o iPhone com esta versão terá Marcação SOS Emergência. Este recurso permite que o utilizador, discreta e rapidamente, possa chamar ajuda do 112 só com cliques no botão ligar/desligar do dispositivo.

Além disso, poderá igualmente activar uma outra forma de chamar à atenção que, logo quando começa a marcar o número de emergência médica, dá um sinal audível. Mas há mais.

pplware_modo_sos_ios102_01

Juntamente com esta informação, está a Ficha Médica logo ao dispor e outros número que tenha colocado para serem alertados caso seja solicitada ajuda de emergência.

 

Onde pode ser activado o sistema?

A marcação SOS Emergência deve ser activada dentro das Configurações que agora foram adicionadas ao separador Geral, nas Definições. Assim, vá a Definições > Geral > SOS emergência. Lá dentro tem logo uma primeira opção que se chama Click Sleep/Wake Auto Call. Ainda está em inglês, mas acredito que na versão final isto estará traduzido e o que quer dizer é que, com esta opção activa, se o utilizador clicar 5 vezes seguidas no botão ligar/desligar, o iPhone começa a disparar a chamada de emergência para o número nacional de emergência médica e para as pessoas que estão nessa zona referenciadas para serem alertadas.

pplware_modo_sos_ios102_03

Depois de accionado o pedido, iremos ouvir um som a informar da contagem decrescente para ligar à emergência. Isto serve tanto de alertar uma possível falsa chamada, por qualquer tentativa acidental que clicou sem querer no botão 5 vezes, quer para alertar, de forma sonora, se estivermos a pedir ajuda por um possível assalto, por exemplo.

O recurso destina-se a ajudar os utilizadores que estejam em situações que não lhes permitam pedir ajuda sem os colocar em perigo ou que estejam inabilitados de o fazer pela forma normal. Há vários cenários, como numa situação de queda em que esteja bastante magoado e não possa marcar o normal 112, em caso de estar refém de um assaltante, ou outro cenário que coloque em perigo a vida do utilizador.

Ao activar esta opção, as autoridades vão receber uma chamada e, enquanto o utilizador não conseguir falar com o operador, a chamada irá despertar a atenção de quem está no serviço de emergência médica que accionará os procedimentos necessário e habituais numa situação destas.

Esta opção não será disponibilizada em todo o mundo, contudo, em Portugal ela já funciona.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s