Apple tem patente que encontra o seu iPhone mesmo desligado

patente-pplware_encontrar_iphone00A Apple tem um sistema que já recuperou milhares de iPhones aos seus donos. O sistema Encontrar iPhone apareceu em 2009 e permite que os dispositivos Apple possam ser localizados quando estão perdidos ou são roubados. O sistema, contudo, tem um ponto fraco. Se quem roubou o seu iPhone desligar o dispositivo, tirar o cartão SIM ou colocar o aparelho em modo Voo… nunca mais o irá encontrar.

Calma… a Apple afinal tem a solução para isso.

Como podemos ler aqui, deu entrada no Departamento de Marcas e Patentes dos Estados Unidos um sistema que revela como a Apple poderá detectar o seu iPhone mesmo que este esteja desligado.

A patente número US20160323703, aprovada no dia 6 de Maio deste ano, detalha como adicionar a um iPhone uma funcionalidade que permite ao iPhone informar a Apple do seu estado mesmo que exista periodicamente um “estado de incapacidade de transmitir dados da sua localização”.

patente-pplware_encontrar_iphone01

 

Como funciona o sistema?

A Apple poderá colocar um temporizador para ligar periodicamente uma parte do dispositivo a partir de um estado desligado. Nessa altura, serão activados os módulos de serviços de localização que irão determinar a localização do dispositivo e enviar logo de imediato a informação recorrendo a um ou mais canais de transmissão.

Seriam enviados os códigos de localização via -mail ou por mensagem de texto. Também seriam enviadas imagens, voz e outros dados que poderão ajudar o proprietário do iPhone a criar um padrão que o leve ao larápio ou a quem tem um iPhone que pertence a outra pessoa.

Não está claro se o recurso iria trabalhar em iPads e MacBooks usando somente Wi-Fi. Isto porque nem os iPads WiFi nem os MacBooks têm capacidade de transmitir dados sem estar ligados a uma rede conhecida.

 

Mas não será pelo cartão SIM?

A lógica diz-nos que não, assim como actualmente o Encontrar iPhone fica praticamente inactivo se o cartão SIM for removido, o sistema terá de usar outros meios que salvaguarde a integridade da comunicação. Há vários sistema que comunicam nos dois sentidos e que podem ser aperfeiçoados.

Esta patente não está dedicada ao iPhone ou ao iPad, contudo, tendo em conta a atitude da Apple face à segurança, poderá ser de facto um trunfo a apresentar já no próximo iPhone 8.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s