iPhone 7 – O que acontece se o Botão Home falhar?

pplware_botao_home_problemas03Como é sabido o botão principal dos iPhone 7 e iPhone 7 Plus deixou de ser “mecânico” e passou a ser, basicamente, um ecrã com uma tecnologia Taptic Engine, ou melhor, existe agora uma tecnologia de vibrações hápticas que dão a sensação ao utilizador que está a receber um feedback mecânico de um botão. Claro que a Apple sabe que este sistema não é infalível e pode dar, nalgum momento, um erro.

Será que o iPhone fica sem forma de o controlarmos?

Este assunto não é propriamente novo (nem mesmo o problema reportado há uns dias) mas traz uma carga importante de informação adicional. A Apple está a dotar o iPhone de tecnologia sensitiva, abandonando partes mecânicas e substituindo por electrónica pura e dura. Mas será que funciona enganar os sentidos do corpo humano? Ao que parece, funciona muito bem e estão a ser alargados os dispositivos a receber tal tecnologia. Desde os smartwatches aos iPhones, esta é uma tecnologia que veio para ficar.

 

Antes de mais, o que quer dizer ter um motor háptico?

Consultando o manancial de informação web, é fácil perceber que o adjectivo háptico significa “relativo ao tacto” é sinónimo de táctil, logo a introdução deste mecanismo quer dar a entender aos “sensores” do corpo humano que aquele “botão” desempenha uma acção táctil, é sensível ao toque. O motor que a Apple introduziu no iPhone 6S, para simular o impacto de clicar no ecrã e ter uma dimensão nova de menus, o chamado 3D Touch, veio alterar o hábito mecânico para uma realidade diferente, baseada na percepção.

Com a introdução do iPhone 7, a Apple acabou com o mecanismo de clicar mecanicamente substituindo-o por um botão sólido, sensível à pressão, usando o tal taptic engine.

A programação que controla o motor que produz a tal sensação háptica está profundamente integrada no iOS 10, de tal forma que o iPhone 7 é capaz de oferecer automaticamente uma solução temporária quando o seu software de diagnóstico detecta que a tecnologia está a dar problemas.

pplware_botao_home_problemas01

Imagem que o membro ‘iwayne’ do fórum MacRumors partilhou

Esta informação agora disponível surgiu graças a um membro do fórum da MacRumors que partilhou uma imagem que mostra, no ecrã de um iPhone 7, a indicação de um recurso para uso do Botão principal no próprio ecrã, uma vez que o dispositivo a prestava problemas. Estes surgiram depois de o iPhone se ter desligado por ele próprio quando estava a carregar, tendo o mecanismo háptico começado a funcionar mal.

Esta informação que agora circula poderá dizer-nos que a Apple se “defende” de alguns problemas que acontecem, principalmente quando o iPhone tem aqueles “congelamentos esporádicos” que, anteriormente, um clique no botão Home solucionava. Agora com um “botão virtual” poderá haver a solução de o substituir por… outro virtual, no ecrã (uma opção que todos sabemos que já existia nas opções de Acessibilidade).

 

Mas este botão poderá tornar-se num problema?

A Apple diz que não, que a taxa de erro deste botão é inferior ao mecânico, contudo, como já referido, este é totalmente dependente do software e a função mecânica que anteriormente era solução para alguns problemas… deixa de o ser. Este não é mais que um “ecrã” com o formato de botão e a Apple poderá já, no icónico iPhone 8, que sairá no décimo aniversário deste gadget, desaparecer totalmente, tornando-se uma funcionalidade integrada no próprio ecrã.

pplware_botao_home_problemas02

 

Reparação do iPhone 7

Ainda há milhões de smartphones Apple espalhados pelo mundo com necessidade de substituição do botão Home tal como o conhecíamos, mas certamente a reparação dos iPhones 7 terão um novo rumo, novos métodos e, provavelmente, menos peças que poderão avariar.

Pese o facto de ser um “botão” virtual é uma área de grande concentração de movimentos. Se avariar, quanto custará reparar?

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s