O FBI tem mais um iPhone para desbloquear

iPhone bloqueioO recente caso do atirador de San Bernardino, colocou frente a frente a Apple e o FBI. As autoridades queriam que a empresa de Cupertino desbloqueasse o iPhone do terrorista, algo que acabou por não ser necessário. Mas, se esse caso acabou por não envolver a Apple, há um novo que envolve um iPhone e que poderá reacender toda a polémica e voltar a colocar frente a frente a Apple e o FBI. Novamente o FBI tem em mãos um iPhone que necessita de desbloquear, desta vez oriundo de um terrorista que foi abatido no rescaldo de um ataque.

O novo iPhone que o FBI pretende desbloquear pertence a Dahir Adan, o atacante que no passado mês esfaqueou 10 pessoas num centro comercial do Minnesota e que acabaria por ser abatido pela polícia. O FBI acredita que no seu telefone será possível ter pistas para perceber os motivos do seu ataque e possíveis ligações ao ISIS.

No caso do atirador de San Bernardino, o FBI acabou por conseguir desbloquear o iPhone, mas sem recorrer à Apple, pagando uma quantia avultada para tal. Neste novo caso, ainda não se sabe se irá novamente optar por intimar a Apple para o fazer ou se irá novamente recorrer a métodos alternativos.

iPhone 5C

Os problemas de desbloquear este novo iPhone

Se no caso de San Bernardino acabou por ser simples o acesso aos dados, nesta nova situação o processo pode ser mais complexo. A partir do iOS 9 as medidas de segurança são mais apertadas e é impossível conseguir este desbloqueio recorrendo a algumas técnicas conhecidas.

Por não se saber qual o modelo do iPhone que está em causa, nem qual a versão do iOS instalada, é ainda demasiado cedo para saber que medidas o FBI irá tomar, mas não fica para já de fora a possibilidade de voltar a chamar a Apple a tribunal.

We are in the process of assessing our legal and technical options to gain access to this device and the data it may contain.

iPhone bloqueado

A título de curiosidade, e segundo notícia a CNN, quando Adan realizou este ataque, estava no centro comercial para comprar o novo iPhone 7.

Este pode ser o início de mais uma guerra entre o FBI e a Apple, que poderá novamente não resultar em qualquer acção por parte da gigante tecnológica. A urgência do FBI em realizar este desbloqueio poderá levar a que as forças policiais prefiram pagar, voltando a Apple a sair incólume.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s