Dr. Fone, o doutor que recupera o iPhone, iPad e o iPod

featured-imageNos dias de hoje, o uso e a dependência dos smartphones – iPhones, iPads e iPod touch – coloca-nos numa situação muito frágil quando toda a informação importante está contida nesse pequeno rectângulo da era moderna por isso é obrigatório conhecer o Dr Fone, o doutor que recupera o iPhone, iPad e o iPod. E quando se fala de informação estamos a falar de contactos, todo o tipo de mensagens, ficheiros de áudio e vídeo, aplicações e outros mais documentos.

E por vezes, a confiança é tanta que nos esquecemos que basta um simples toque no ecrã no lugar errado e toda a informação pode tão simplesmente…desaparecer. E uma vez apagado, está eliminado de vez – a não ser que tenhamos na nossa posse o Dr. Fone desenvolvido pela Wondershare, que por definição trata-se de um software dedicado à recuperação de ficheiros perdidos ou excluídos do iOS dos dispositivos.drfone-itunes-01

A recuperação dos dados pode ser abordada de três maneiras, embora o processo em si seja muito similar entre elas. A primeira, a partir da ligação directa do dispositivo, a segunda através do sistema de backup do iTunes e a terceira, por intermédio do iCloud.

Recuperar dados a partir do dispositivo iOS directamente

Neste modo, basta ligar o dispositivo (iPhone, iPad ou iPad Touch) via USB ao computador, e tendo o Dr. Fone já pronto a trabalhar, este vai detectar o dispositivo imediatamente e o programa abre uma janela na qual se selecciona a opção “Recover from iOS Device”. A análise ao dispositivo (“Start Scan”) inicia-se de imediato em busca dos dados apagados ou perdidos e para evitar sincronização automática com o iTunes aconselha-se que a mesma seja desligada e que se tenha a última versão disponível do iTunes.

Este processo de recuperação pode demorar alguns minutos dependendo da informação armazenada, mas podendo ser posta em pausa sempre que encontrar informação que lhe interesse.

drfone-recovery-02

Selecção da informação a recuperar com o Dr. Fone

O interessante, não só neste modo de recuperação como nos restantes, é a possibilidade de pre-visualização dos dados analisados e já organizados em categorias, para depois ser filtrado ou através de um campo de pesquisa introduzir a palavra chave e assim encontrar o que procura.

Depois de encontrar os dados que tinha perdido no seu iPhone, iPad ou iPod Touch, basta seleccionar e carregar no botão recuperação e por defeito, os dados são guardados no computador mas podemos alterar para que estes sejam guardados no próprio dispositivo.

drfone-recovery-04

Recuperar dados a partir do sistema de backup do iTunes

Na mesma janela onde se seleccionou a opção anterior, aparece a opção “Recover from iTunes Backup Files” e de imediato a ferramenta de recuperação de dados do backup do iTunes vai detectar todos os ficheiros de cópia de segurança do iTunes que existem no computador e vai apresentá-los na janela e aí, a partir da data de criação, o utilizador poderá escolher qual a cópia a recuperar.

O scan inicia-se e alguns minutos depois vai ser possível extrair os dados do backup do iTunes seleccionado. Os ficheiros extraídos são apresentados em categorias, e de forma selectiva pode-se escolher quais os ficheiros mais importantes e depois é só pressionar “Recover”. Contactos, Notas, Fotos, Mensagens entre outros documentos podem ser recuperados directamente para o iOS do dispositivo caso mantenha o mesmo ligado via USB ao computador.

drfone-recovery-03

Recuperar dados a partir do sistema de backup do iCloud

Na janela das duas últimas opções, aparece também a opção “Recover from iCloud Backup Files”, e depois terá de entrar na sua conta iCloud introduzindo o login e password associado, de modo a que a sua privacidade seja preservada, valor que o Dr. Fone leva muito a sério.

Tal como o modo anterior, terá de escolher qual o backup a recuperar e dê início ao backup. Deverá aparecer uma janela pop-up onde aparece os vários tipos de ficheiros que pode seleccionar reduzindo assim o campo de pesquisa e por consequência o tempo de download. O conteúdo descarregado poderá ser pré-visualizado e assim finalizado o processo. Depois de seleccionado é só transferir para o dispositivo.

icloud-choose-file-types

Vídeo

O programador disponibilizou um pequeno vídeo de demonstração do software, vejamos:

Conselho útil

Para uma maior taxa de sucesso de recuperação, sempre que um utilizador se dá conta que perdeu informação importante deve parar imediatamente de utilizar o telefone para o caso de a memória não ser sobreescrita. A lógica da recuperação de informação perdida reside no facto de a informação quando está dada como perdida ou eliminada estar, na realidade, guardada de forma invisível ou ilegível, ficando o seu espaço dado como utilizável existindo, por isso, a possibilidade de ser sobreescrita. Assim, se não for gerada nova informação quando acontece algo anómalo então a probabilidade de perder a nossa informação é inferior e melhores possibilidades de recuperação. No entanto se continuamos a escrever informação, os espaços «livres» que não verdade não o são, acabam por ser escritos se continuamos a usar o dispositivo tornando essa informação totalmente irrecuperável.

Conclusão

Estes são os processos de recuperação que o Dr. Fone coloca à disposição dos utilizadores. A taxa de recuperação, em comparação com os demais softwares da indústria, é muito elevada o que permite ao utilizador ter uma equivalente taxa de confiança na recuperação dos seus dados.

O interface que o programa apresenta é muito simples, intuitivo e amigável do utilizador e todo o seu processo facilmente se resume a 3 passos muito básicos mas muito importantes a seguir.

Primeiro: ligar o dispositivo
Segundo: iniciar o scan do dispositivo ou do backup
Terceiro: recuperação de dados

Básico, desde que se siga os passos e as recomendações não haverá como o utilizador fracassar nesta tarefa de recuperação de dados para o seu dispositivo.

Para além da simplicidade, verificou-se que o Dr. Fone para iOS tem um especial cuidado com a privacidade e segurança do utilizador ao permitir a previsualização de dados e em modo de leitura; oferece soluções personalizadas, como que se adaptassem às necessidades de cada utilizador. Outro factor a realçar é a possibilidade de recuperação flexível, pois a recuperação dos dados podem ser totais ou somente aqueles aqueles que o utilizador seleccionar, e ainda apresenta o cuidado de não subscrever os mesmos nos aparelhos..

Suporta os seguintes dispositivos:
iPhone – iPhone 7 Plus, iPhone 7, iPhone SE, iPhone 6s Plus, iPhone 6s, iPhone 6 Plus, iPhone 6, iPhone 5s, iPhone 5c, iPhone 5, iPhone 4s, iPhone 4

iPad – todos os modelos de iPad Pro, iPad Air, iPad mini, e iPad

iPod touch – iPod touch 5, iPod touch 4

Dr.Fone – iOS Full Suite

Windows
Licença: Grátis para testar
Sistemas Operativos: Windows e Mac
Homepage: Wondershare
Download: Dr.Fone – iOS Full Suite Windows
Download: Dr.Fone – iOS Full Suite Mac

Fonte: pplware
Anúncios

Um comentário a “Dr. Fone, o doutor que recupera o iPhone, iPad e o iPod

  1. Pingback: iPhone bloqueado no logo da Apple? 3 maneiras para resolver | Appleweare

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s