iOS 10 – 13 boas novidades para descobrir no seu iPhone e iPad

iOS 10 - 13 boas novidades para descobrir no seu iPhone iPadAgora que já actualizou o seu iPhone, iPad e iPod Touch para o iOS 10, irá descobrir um manancial de boas novidades que irão fazer as delícias de quem usa e abusa do smartphone. A Apple, tal como já referimos, colocou nesta versão a maior quantidade de funcionalidades de uma só vez… na história do iOS.

Vamos conhecer 13 boas funcionalidades mas vamos deixar também 100 outras para ir descobrindo.

Ao abrir o seu dispositivos Apple depois de actualizado, o utilizador será confrontado com um novo aspecto, um ecrã que se transfigura em diversas outras áreas. Além disso, as mensagens estão diferentes, mais ricas. A Música tem outro aspecto e a Siri até faz coisas novas. Mas há muitas outras novidades.

 

1 – Levantar para acordar

Começamos por levantar o iPhone para este nos mostrar o que há de novo. Logo aí vemos que há uma nova funcionalidade, ele liga o ecrã sempre que o levantamos, já não necessitamos de clicar no botão Home ou no botão Ligar para sabermos as horas ou para olhar alguma notificação.

Com iOS 10, o seu iPhone sabe, automaticamente, quando o quer usar (supondo que está a usar um modelo que tem no máximo um ano de idade).

pplware_novidades_ios_10_06

O novo recurso funciona no iPhone 6s/6s Plus, iPhone SE e iPhone 7/7 Plus. A única desvantagem é que leva um ou dois segundos para ligar o ecrã, isto leva a que, muitas vezes, as pessoas ainda tenham o hábito de clicar no botão Home. Se acha que, por algum motivo, esta funcionalidade não lhe é útil e até gasta mais energia do que a que poupa, pode desligar a função em Definições > Ecrã e Brilho e de seguida desligue a opção Levantar para acordar.

 

2 – Mensagens

Vamos começar por uma das maiores actualizações no que toca às aplicações nativas. A app Mensagens está mais rica. Agora, permite enviar uma mensagem manuscrita, os seus amigos vão vê-la ganhar vida, como se a estivesse a escrever à frente deles.

Há agora mais actividade para poder mandar as suas mensagens como se fossem de som, como se as estivesse a falar em balões com reacções. Diga em alto e bom som ou então sussurre.

E a nova funcionalidade Tinta invisível? Envie uma mensagem ou fotografia oculta e passe o dedo para a revelar. Mas há mais, muito mais, envie fogo de artifício, o bater do coração, rabiscos e muito mais. Pode até desenhar sobre os vídeos. Partilhe a sua música pelas mensagens e envie autocolantes.

 

 

3 – Notificações avançadas

O Centro de Notificações, assim como as notificações de uma forma geral, estão mais intuitivas, mais optimizadas a cada serviço a que se destina e estão mais abrangentes.

O 3D Touch torna mais útil a adição de notificações avançadas, que lhe permite responder a mensagens, visualizar fotos, visualizar páginas tudo isto directamente a partir da página de notificações no iOS 10. Quando receber uma notificações poderá premir suave para visualizar a notificação ou premir com mais força e abrir a app que o notificou sem que com isso feche o que estava a usar quando recebeu a notificação.

pplware_novidades_ios_10_07

 

4 – Siri mais abrangente

A assistente digital da Apple tornou-se mais útil agora que a Apple adicionou uma API Siri para apps de terceiros. Como foi mostrado na Keynote, agora é possível solicitar à Siri que chame um Uber, que verifique o LinkedIn e muito mais.

pplware_novidades_ios_10_08

Estas são as aplicações que no momento já interagem com a Siri:

Apps com suporte para Siri

Esta lista cresce todos os dias e vermos muitas mais apps a ter ligação e interacção com a assistente digital da Apple.

 

5 – Mapas

A aplicação Mapas sofreu uma importante actualização. Esta ferramenta está agora aberta a apps de terceiros o que vem enriquecer todo o serviço. Com a nova API, o utilizador pode fazer várias coisas sem sair da aplicação. Pode reservar uma mesa no seu restaurante favorito, pode solicitar um serviço de táxi (ou outro serviço de transporte disponível no país) e muito mais.

pplware_novidades_ios_10_09

Foram também incluídas sugestões pró-activas, agora, a app aproveita as recomendações dos utilizadores sobre os seus hábitos e escolhas disponibilizadas e de como lá chegar mais rápido, para depois aproveitar essa informação sob a forma de sugestão.

Também pode, nesta versão, programar os seus afazeres com mais eficiência, graças a um novo recurso que permite pesquisar lojas, postos de gasolina, cafés, entre outros, que estão na sua rota. Isto fará com que não perca tempo a sair do seu caminho.

Onde está o meu carro?

Para quem já teve a oportunidade de ver o sistema actualizado e o widget Mapas a funcionar, ele sabe onde deixámos o carro estacionado. Mas claro, ele sabe se nós usarmos o Bluetooth do carro emparelhado com o iPhone. Assim, quando saímos do carro, o sistema detecta o afastamento do dispositivo emparelhado no veículo e diz-nos onde ficou estacionada a viatura.

Esta funcionalidade depois rastreia o local, coloca a referência geográfica no Mapa e envia-nos uma notificação. Se nos afastarmos e, mais tarde, quisermos voltar à viatura… basta chegar à notificação e pedir que nos leve ao carro.

 

6 – Casa

Esta é a tal nova aplicação da Apple que concentra num só sítio o controlo dos dispositivos “inteligentes”. Hoje, cada vez mais, temos em casa dispositivos que usam a nossa rede wireless para gerir alguma coisa. Seja, as lâmpadas que mudam de tonalidade e intensidade, a climatização que está ligada a um sistema de controlo remoto, o sistema de vídeo-vigilância ou até a domótica que nos controla portas e janelas, pode agora estar concentrado numa app devidamente organizada por cômodos e sítios dentro e fora da nossa casa.

pplware_novidades_ios_10_10

Se quiser activar algo… com um toque, solicita a presença Siri e ordena que ligue a rega ou abra os portões de casa. Simples.

 

7 – Fotografia

Este é o trunfo que a Apple tem para mostrar que o iPhone 7, juntamente com o iOS 10, poderão ser os lideres no segmento da fotografia nos dispositivos móveis. Assim, a app Fotografia traz mais novidades nuns equipamentos que noutros, principalmente, porque nos novos iPhone 7 e iPhone 7 Plus existem algumas funcionalidades que não estão disponíveis nas versões mais antigas do iPhone.

Olhando um pouco para trás, é verdade que a app Fotografias da Apple é aborrecida. Sem “tempero” que possa puxar pela imaginação, pese o facto de no iOS 9 já terem nascido novidades que vieram dar mais forma ao segmento.

Agora, a Apple acrescenta um fantástico recurso que se chama Recordações. Este recurso organiza pequenos vídeos das nossas fotos ou vídeos e acrescenta efeitos, música e texto que podemos editar.

Funciona de forma fantástica e permite criar álbuns breves com muita acção emotiva, muitas vezes a própria app vai buscar à nossa colecção fotografias que já nos lembrávamos que tínhamos tirado. Isto porque a app recorre a vários recursos que o iPhone contém, desde a localização do local da foto, os rostos, as datas, etc…

pplware_novidades_ios_10_12

Há também uma nova mecânica na pesquisa que a torna incrivelmente inteligente quando tentamos encontrar uma fotografia, esta aprende com as nossas pesquisas e aplica mais tarde essa aprendizagem. Podemos encontrar imagens do nosso cão na praia ou um amigo específico apenas colocando o nome na barra de pesquisas. Vai ficar de boca aberta com este poder de aprendizagem do iOS 10. Isto fará com que deixe de rolar e rolar e rolar as fotos no rolo das imagens da câmara.

Imagens RAW

As fotografias do iPhone estão a caminhar para estarem mais perto daquilo que oferece a qualidade DSLR com a adição da captura de imagem RAW. Agora as nossas aplicações de fotografias podem fotografar em RAW para podermos editar os ficheiros RAW, tirando o máximo do proveito de todos os dados que o sensor da câmara captura. Isto é um passo grande!!!

Mas há mais, com o iPhone 7 e iPhone 7 Plus (especialmente este) A app Câmara traz uma nova função para tirar proveito das duas câmaras do iPhone 7 Plus. A câmara grande angular de 12 megapíxeis do iPhone 7 trabalha em conjunto com uma câmara telefoto de 12 megapíxeis capaz de fazer ainda mais zoom, de melhor qualidade e a uma distância maior. Com um novo efeito de profundidade de campo, os retratos vão ficar muito mais interessantes e vivos.

 

8 – Hora de deitar

É verdade, o iOS 10 agora quer controlar o nosso descanso e faz questão de monitorizar quando nos deitamos e quando nos levantamos. Com isso, coloca no Relógio um separador que tem como função guardar as horas de sono que cada utilizador indica que dorme. Na Hora de deitar que irá solicitar ao utilizador alguma informação. A app quer saber a que horas nos vamos levantar, se queremos ser acordados todos os dias a essa hora, que som queremos para despertar, quantas horas precisamos de dormir e a que horas queremos receber o aviso para nos irmos deitar.

pplware_novidades_ios_10_11

Depois, na app Saúde termos um relatório desta actividade para controlar a saúde do nosso descanso. A Apple quer tudo devidamente apontado para termos uma vida mais longa certamente.

 

9 – Apagar aplicações

No iOS 10 podemos apagar as aplicações nativas da Apple. É um recurso há muitos anos solicitado pelos utilizadores e nesta versão podemos apagar. Na verdade, não apagamos a app, apenas a escondemos e, quando voltarmos a necessitar dela, podemos ir à App Store e descarregar de novo a App que ela agarra de novo nos recurso que nunca deixaram de estar no iOS 10.

Como muitas apps nativas têm em programadores terceiros alternativas bem melhores, agora pode remover e instalar outra para o seu uso diário.

pplware_novidades_ios_10_13

 

10 – App Telefone identifica chamadas indesejadas

Este é um recurso que já há uns anos existia no repositório Cydia. Também era amplamente aclamado como necessário no iOS. Então, a Apple colocou no iOS 10 a app Telefone que permite integração com apps de terceiros que mostram se o número que está a ligar pertence a uma empresa de telemarketing ou qualquer outro tipo de spam. Dessa forma poderá bloquear a chamada imediatamente.

Uma dessas é a já conhecida Hiya Caller ID and Block, mas há muitas que irão aparecer para ajudar neste serviço.

 

11 – Teclado melhorado e mais inteligente

Houve igualmente uma importante melhoria no teclado do iOS. Este agora possui uma maior e melhor capacidade de reconhecimento do contexto e aprende com mais acuidade os hábitos de escrita do utilizador.

Um dos exemplos mais populares é se alguém lhe pedir o número de telefone de outra pessoa numa mensagem, o próprio teclado irá mostrar a opção de enviar o número pedido. Irá também vivenciar a possibilidade de alguém perguntar onde é que se encontra e o teclado mostrará a opção de enviar a sua localização. Tem um novo som de toque e parece mais rápido a responder.

 

12 – Copie e cole entre vários dispositivos

Esta é uma integração que será extensiva a todo o ecossistema Apple com o lançamento do macOS Sierra. Contudo, no iOS 10 verá que este traz já a partilha de uma área de transferência universal.

pplware_novidades_ios_10_14

Agora o utilizador pode copiar algo no seu Mac e colar no iPhone, ou vice-versa, desde que esteja interligado com o mesmo Apple ID em todos os dispositivos, assim recorre ao iCloud como a ponte que liga as pontas.

Não tem de fazer absolutamente nada para activar ou gerir, é um recurso que basta usar as funções de copiar e colar como faz normalmente.

 

 

13 – Mais funcionalidades 3D Touch

O 3D Touch permite-nos fazer variadíssimas acções no ecrã, a partir do lançamento do iPhone 6s e iPhone 6s. Claro que muitas pessoas, mesmo as que já estão há um ano a usar esses dispositivos, ainda não estão familiarizadas com todas as suas capacidades.

No iOS 10, as aplicações trazem mais funcionalidades no 3D Touch assim como aqueles recurso no Centro de Controlo, como a Lanterna, a Calculadora, o Temporazador ou a Câmara possuem um leque maior de opções.

Mas, uma que passa despercebida, é a capacidade de abrir o selector de aplicações com um simples gesto 3D Touch.

Veja o vídeo de como o usar:

Desde que o comutador de apps foi adicionado ao iOS em 2010 no iOS 4, que os utilizadores podem saltar de app em app apenas com um clique duplo no botão Home, lembra-se? Pois bem, isso no iOS 10 também está melhor e mais rápido.

Não é propriamente novo mas é pouco conhecido e ficou agora melhor. Tudo que precisa fazer é pressionar na borda esquerda do ecrã do iPhone, em seguida, arraste o dedo ou o polegar em direção ao centro do ecrã. O switcher app irá aparecer imediatamente, e será capaz de encontrar rapidamente a app que procura.

 

E há mais novidades?

Muitas mais e iremos ao longo dos próximos dias criar guias para mostrar todo o potencial deste novo iOS 10. Há pelo menos 100 novidades que iremos notar na utilização. Mas isso fica para outros artigos.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s