Como preparar o seu iPhone para receber o iOS 10

pplware_preparar_ios10_00A Apple acabou de lançar, de forma oficial e para todo o mundo, o novo sistema operativo móvel da Apple, o iOS 10. São dezenas de novidades que irão transformar o seu iPhone e, provavelmente, poderão mesmo transformar a sua forma de utilizar o iPhone e iPad.

Para que não seja surpreendido com falta de espaço, pois a actualização ainda requer bastante espaço para transformar o seu iOS, siga este guia de boas práticas.

iOS 10 chegou. Está pronto para o receber?

Tal como referimos ontem, hoje pelas 18 horas (hora de Portugal continental) a Apple libertou o iOS 10, para que possamos actualizar os nossos dispositivos mobile suportados.

Foi anunciado na última keynote que dia 13 de Setembro era dia de lançamento e então, hoje, vamos finalmente ver um sistema redesenhado com muitos novos recursos, desde a app mensagens, até aos famosos widgets que aparecem no ecrã bloqueado.

Antes de actualizar seu iPhone, iPad e iPod touch, existem alguns passos que deve seguir para garantir que tudo corre bem. Veja como se deve preparar para uma actualização tranquila do iOS 10.

 

Verifique se o seu dispositivo é compatível

Antes de fazer qualquer outra coisa, vai ter que verificar se o seu dispositivo é compatível com o iOS 10, caso contrário, não vai estar a perder tempo a seguir este nosso guia. Se tiver um dispositivo recente, então continue a ler que é mesmo para si.

Aqui está a lista oficial da Apple de dispositivos compatíveis:

pplware_preparar_ios10

 

Remover aplicações indesejadas

Assumindo que o seu dispositivo aparece na lista acima, é hora de começar a prepará-lo para iOS 10.

Uma das óptimas acções para dar início a este processo é começar a limpar as aplicações que não utiliza. Este espaço ocupado de forma inútil poderá ser essencial para a instalação do iOS 10. Além de ocupar espaço no armazenamento do próprio dispositivo, ainda estará a sobrecarregar o iCloud se tiver as cópias automáticas ligadas.

Há pessoas que têm várias regras para manter as aplicações no seu iPhone ou iPad. Se instalar e esta, logo no início, não trouxer qualquer vantagem, remova-a. Ainda há quem deixe por um mês a app instalada até surgir alguma utilidade, isto porque há aplicações sazonais e os jogos casuais… nesse caso, há ainda os que permitem no máximo 3 meses, para aplicações que podem necessitar de alguma habituação. Se nesse tempo estipulado por si não utilizar a app… remova.

pplware_preparar_ios10_01

Vasculhe cada pasta e cada folha de ecrã para identificar todas as aplicações que realmente não usa e que pode remover. Pode remover da forma tradicional, bastando deixar o dedo um segundo em cima do ícone até aparecer o X que remove a app ou ir a Definições > Geral > Uso de armazenamento e iCloud. Dentro terá duas áreas. Primeiro, a área Armazenamento que lhe mostra o espaço físico do seu dispositivo. Segundo, a área Gestão nesse grupo. Poderá visualizar tudo o que tem instalado e o espaço que estão a ocupar. Também aí poderá remover cada aplicação.

 

Organize o ecrã inicial

Agora que já limpou todas as suas aplicações que não estavam a fazer falta, poderá organizar e optimizar a forma como se apresenta quer o ecrã principal, quer os ecrãs de aplicações seguintes.

Tenha presente que o ecrã inicial é onde deverá colocar as aplicações que mais usa no seu dia e não ter um conjunto de ferramentas que não servem para o despachar mais rápido. Assim, eu, no meu dia a dia, uso as apps na dock comuns, a app das chamadas, o Safari, o mail e a música.

No ecrã principal, logo em primeiro lugar, a app Mensagens, o FaceTime, Calendário, Fotografia, Contactos, a Câmara, a app de Meteorologia, o relógio (com os respectivos alarmes), as redes sociais, aplicações de desporto, Saúde e várias outras que são de todas as existentes as que são mais solicitadas.

pplware_preparar_ios10_02

Para ser mais simples alojar todas estas apps na página principal, criei também duas pastas Social e Saúde onde alojo aplicações que, embora use com frequência, são de utilização em situações com mais tempo e, por isso, podem estar acessíveis com mais um clique.

Há quem tenha mais organização e vá ao ponto de ter nas pastas das páginas seguintes as pastas organizadas por ordem alfabética. Para mim, isso já não tem sentido, mas cada um sabe de si.

 

Gerir conteúdos multimédia

Sem dúvida que a música e as imagens são aquele conteúdo que mais espaço ocupa e de forma mais rápida. Está na hora de dar uma organização também nesta área. Vai precisar de, pelo menos, 1.1 GB de espaço para acolher o iOS 10 e nada como limpar imagens e músicas que são repetidas, que não estão a ser utilizadas ou que já estão copiadas em vários outros locais.

Para gerir vá a Definições > Uso de armazenamento e iCloud > Armazenamento e a seguir Gestão. Aqui dentro veja logo Fotografias e Câmara. O espaço ocupado diz-lhe o que deve ir à app Fotografias e limpar muita coisa. Não se esqueça das pastas Apagado recentemente e outras lá de várias aplicações de terceiros.

Depois no Armazenamento, vá Música e veja o espaço ocupado. Se lhe der para remover tudo… veja ali ao canto superior direito a opção Editar e isso poderá apagar álbum a álbum ou tudo de uma só vez… nunca se sabe se uma limpeza geral depois não melhora a qualidade do armazenamento.

pplware_preparar_ios10_03

 

Fazer cópias de segurança

Este é o passo mais importante para ter a certeza que, se o processo falhar, os seus dados estão salvaguardados. Embora não seja muito usual, também não é inédito que, no meio de uma actualização, o conteúdo de um iPhone desapareça, mas se estivermos devidamente munidos com backups, não corremos qualquer risco.

Há duas maneiras para fazer backup do seu dispositivo iOS: iCloud ou iTunes. A minha sugestão é que faça para os dois sítios, isto porque, se deixar no iTunes e se algo correr mal num update, depois terá de ligar o iPhone ou iPad ao iTunes e aí terá já a cópia no computador.

Se tiver o Backup do iCloud activado então poderá ver quando foi que fez a última cópia e forçar para fazer uma agora. Para isso vá a Definições > iCloud>Cópia de segurança e Efectuar cópia de segurança agora.

pplware_preparar_ios10_04

No iTunes basta ligar o dispositivo ao computador, e abrir o iTunes. A seguir na área Cópias de segurança colocar na opção Este computador e clicar no botão Efectuar cópia de segurança agora.

pplware_preparar_ios10_05

Assim ficará com a máquina preparada para ter o novo iOS 10 que está já disponível. Dê depois o feedback de como correu a sua actualização.

 

E como faço para instalar a versão “Final” quando tenho a GM?

A GM é considerada a versão final e por isso o sistema diz que está actualizado. Inclusive deve dizer que o iOS 10.0.1 está instalado. Então, para ter a versão que saiu hoje o melhor é fazer uma instalação “limpa”. Podemos fazer recolhendo o ipsw do iOS 10 e depois usando o iTunes clicamos na tecla Alt (se for no Windows é a tecla shit) e no botão Restaurar e clicamos no ficheiro ipsw descarregado.

Descarregue daqui o ipsw do iOS 10 / 10.0.1:

Fonte: pplware

Anúncios

Um comentário a “Como preparar o seu iPhone para receber o iOS 10

  1. Pingback: iOS 10: Problemas a actualizar? Saiba como resolver | Appleweare

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s