Touch Disease – Aumentam queixas no iPhone 6 e iPhone 6 Plus

pplware_touch_disease00Com o aproximar dos 2 anos após o lançamento dos iPhone 6 e 6 Plus, surge uma avaria, o Touch Disease, nos dispositivos da Apple que está a preocupar os utilizador. A avaria que, aparentemente, tem a ver com o fabrico do equipamento, faz com que apareça uma barra cinzenta no topo do ecrã deixando-o praticamente “irresponsivo”, ou seja, com pouca reação ao toque e, às vezes, morto completamente. Mas será que em Portugal também se tem feito sentir este problema?

Touch Disease… ou a doença do ecrã do iPhone

Desde há uns meses que temos recebido no nosso Consultório algumas questões sobre um comportamento errático do iPhone 6 e iPhone 6 Plus. Inicialmente, procurámos algumas explicações mas a informação era escassa e muito vaga. Até que explodiu na web o real problema: Touch Disease.

Os receios vieram a materializar-se com um artigo elaborado pela empresa especialista na electrónica dos iPhones. O iFixit referiu nesse artigo que as empresas de reparação, um pouco por todo o mundo, estão a ser confrontadas pelo utilizadores com um comportamento anómalo no iPhone 6 e iPhone 6 Plus.

pplware_touch_disease01

Vários testemunhos de empresas de reparação vieram a público “denunciar” que, cada vez mais, têm aparecido dispositivos e que isto pode tornar-se numa bomba-relógio para o mercado, dado o número de iPhones 6 e iPhones 6 Plus vendidos, como referiu Jason Villmer, proprietário da empresa STS Telecom.

Apelidado de “Touch Disease” ou, em português, “Doença do Toque”, é uma avaria que a Apple já tem conhecimento, devido ao número de pessoas que no fórum da empresa de Cupertino já reclamaram. Até ao momento, a Apple ainda não se pronunciou sobre o assunto!

 

Apple não activa a garantia para esta avaria

Há relatos de diversos utilizadores que levaram o equipamento às Apple Store, com esta avaria, e a resposta da Apple é que “não reconhece a avaria” (embora troque o equipamento por um mau funcionamento). Mas os que estavam foram da garantia, a empresa não tomou qualquer acção, deixando o problema nas mãos do utilizador.

Não estando de acordo com a gigante tecnológica, um grupo de utilizadores já interpôs uma acção judicial contra a Apple por esta se recusar a activar a garantia nesta avaria.

 

Tem resolução o problema?

Quando aparece a barra no ecrã, o smartphone fica com uma reacção não responsiva e, aos poucos, agrava-se o comportamento. Há utilizadores que dizem que conseguiram temporariamente resolver fazendo pressão em cima do ecrã, mas uns minutos depois voltou o problema.

 

Se mudar o ecrã resolve?

Não. Mudar de display não é uma solução, visto que a avaria se encontra nos dois chips do controlador do touchscreen (Touch IC) que são soldados à board do iPhone, e especula-se ainda que o Touch Disease seja provocado pela mesma falha no design que provocou também o “Bendgate“.

Tanto no iPhone 6 como no 6 Plus, os chips Touch IC estão ligados à board por uma série de bolas de solda – como uma base que está sobre pequenas berlindes. Ao longo do tempo, com uma utilização normal do iPhone, fazendo a pressão comum sobre o ecrã, estas bolas de solda rompem-se e deixam de fazer o contacto necessário à board.

Mas como se resolve?

Fomos perceber no cenário nacional se há igualmente queixas. Segundo a empresa iLoja, em Portugal já há igualmente vários utilizadores com estas queixas. A empresa informou-nos que a única solução actualmente para resolver o problema, ou é trocar o iPhone, e quem está dentro da garantia a Apple troca, ou, se já não tem garantia, pode trocar a board ou trocar os Touch ICs da board, mas estas duas últimas soluções os funcionários da Apple não fazem.

Segundo o que conseguimos perceber, quando o dispositivo já não está na garantia, a iLoja substitui os chips e o preço ronda os 60 euros. Uma reparação que, não sendo cara, está a cargo do utilizador.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s