iPhone: Ouvir música mais alta gasta mais bateria?

iPhone MusicaAs baterias dos smartphones são um dos principais pontos de falha. Rapidamente se esgota uma bateria e poucos são os smartphones que conseguem aguentar 24 horas completas de utilização. Se por norma os testes de resistência de bateria são feitos com a utilização de normas padrão, surgiu agora um que levanta uma questão:

Ouvir música alta gasta mais bateria no smartphone?

Todos conhecem alguns truque que podem ser usados para poupar um pouco mais da bateria de um smartphone, mas que por norma lhes retiram algumas funcionalidades.

Um novo testes, realizado por Bryan Menegus editor do site Gizmodo, revelou uma nova realidade, que muitos desconhecem e que pode até parecer pouco lógica. Quanto mais elevado estiver o som de um smartphone, mais bateria este consome.

O teste foi simples e usou uma metodologia idêntica para todas as situações. Com um iPhone 5, carregado sempre a 100% e com o modo de avião activo, foi usada apenas a app Musica para tocar durante 5 horas.

iPhone testes

Com este cenário, usando 3 diferentes configurações, foram obtidos resultados diferentes e sempre com maiores consumos de bateria. Nas duas primeiras situações, com os auscultadores de origem do iPhone, o smartphone tocou com o volume no mínimo e no máximo. Na terceira situação foram utilizados uns auscultadores externos e de uma marca conhecida, os Sennheiser HD 280, também com o volume no máximo.

Os resultados dos testes do iPhone

Os resultados, apesar de terem diferenças pequenas, mostram que há diferenças nos consumos, não apenas pelo volume, mas também pelos auscultadores usados:

  • Com os auscultadores de série com o volume no mínimo: 92% de bateria ao fim de 5 horas
  • Com os auscultadores de série com o volume no máximo: 89% de bateria ao fim de 5 horas
  • Com os auscultadores Sennheiser HD 280 com o volume no máximo: 90% de bateria ao fim de 5 horas

iPhone bateria

Num último teste, que se destinava a comparar a diferença entre os consumos da utilização do áudio e do ecrã, levou a que o iPhone estivesse nas mesmas condições, mas apenas com o ecrã ligado e sem a música a tocar. Este levou a que a bateria descesse para os 73% ao fim do tempo do teste.

Não são lógicas as diferenças que existem na utilização com a diferença de volume, mas a verdade é que elas existem e podem ser significativas ao fim de uma utilização maior.

Podem assim adicionar mais esta pequena dica para conseguirem poupar um pouco mais de bateria. Basta que oiçam a música mais baixa e conseguem baixar os consumos um pouco mais.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s