iPhone não foi criado pela Apple? Americano quer 10 mil milhões

iPhone não foi criado pela Apple? Americano quer 10 mil milhões

O iPhone é sem dúvida um dispositivo especial. Mudou a forma como hoje usamos o telefone, mudou conceitos de mobilidade e mudou mesmo o comércio online de música, aplicações e serviços. Mas… é intrigante tudo o que envolve esta criação. Steve Jobs foi quem criou o iPhone, pelo menos acredita-se até hoje que assim foi, mas ao que parece na Flórida, Thomas S. Ross quer 10 mil milhões de indemnização porque diz que a Apple roubou a sua criação!

Esta semana, foi movida uma acção contra a Apple por parte de um habitante da Flórida. Thomas S. Ross reclama ser o inventor de um projecto, em 1992, que a Apple tem usado indevidamente e que deu origem ao iPod, iPhone e iPad.

 

ERD – O Pai do iPhone?

O projecto ERD, acrónimo para “Electronic Reading Device” ou, em português, “Dispositivo de Leitura Eletrónica”, foi desenhado por Ross e apresentava diversas características que podem ser hoje encontradas no sistema operativo móvel da Apple, o iOS.

O autor do projecto afirma que estes desenhos que provam a sua criação serviam para ilustrar um equipamento apto para “ler histórias, romances, artigos de notícias assim como mostrar fotografias e ver vídeos, num ecrã táctil retroiluminado.

pplware_Apple-vs-Ross01

Mas o texto descritivo das ilustrações vai mais longe, o inventor refere mesmo que foi pensado para ter funcionalidade de comunicação, incluindo assim um telefone e um modem e capacidades input/output que iriam permitir ao utilizador escrever notas e ter a capacidade de armazenar o material escrito ou de leitura utilizando dispositivos de armazenamento internos e externos. Além destas “inovações”, Ross também imaginou que o aparelho poderia ter baterias e ser equipado com painéis solares.

What Ross contemplated, was a device that could allow one to read stories, novels, news articles, as well as look at pictures, watch video presentations, or even movies, on a flat touch-screen that was back-lit. He further imagined that it could include communication functions, such as a phone and a modem, input/output capability, so as to allow the user to write notes, and be capable of storing reading and writing material utilizing internal and external storage media. He also imagined that the device would have batteries and even be equipped with solar panels.

 

iPhone nasce em 2007 e ERP em 1992

Ross fez um pedido de patente de utilidade para proteger a sua invenção em Novembro de 1992, mas o processo foi declarado abandonado em Abril de 1995 pelo organismo que gere as patentes no Estados Unidos, Patent and Trademark Office. Depois, o homem deixou de pagar as taxas necessárias.

pplware_Apple-vs-Ross02

Ross apresentou agora uma queixa no Florida Southern District Court alegando um “enorme e irreparável dano que não pode ser totalmente compensado ou medido em termos monetários”. Assim, exige uma “módica” indemnização “nunca inferior a 10 mil milhões de dólares e direitos até 1,5% do valor das vendas mundiais dos três aparelhos”.

Será que vai ter agora forma de lutar contra o poder judicial da Apple?

 

Macrumors

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s