iOS 10 vai permitir tirar fotografias em formato RAW e editá-las

RAW iOS 10Durante a apresentação do novo iOS 10, na WWDC deste ano, ficou claro que nem todas as novidades deste sistema operativo foram conhecidas. A Apple referiu isso e tratou de mostrar várias dessas novidades numa imagem. Com a utilização deste novo iOS descobriram-se já várias novidades e mais uma surge agora. O iOS 10 terá a capacidade de capturar e editar fotografias em formato RAW. Apesar de não ser um formato usado pela maioria dos utilizadores, a Apple resolveu incluir no iOS 10 a possibilidade de serem capturadas imagens neste formato, sem compressão.

Esta novidade foi confirmada durante as sessões de apresentação da WWDC, dedicadas ao iOS 10 e está também já na documentação da Apple disponível para os programadores.

Todos os que quiserem agora começar a capturar imagens neste formato podem fazê-lo, bastando para isso que alterem as suas aplicações para que a câmara do iPhone ou do iPad comecem a fazer a captura.

RAW iOS 10

O que é o formato RAW?

O formato RAW é usado maioritariamente por fotógrafos mais exigentes, por incluir nas fotografias muito mais informação, não havendo nelas qualquer compressão aplicada e por dar acesso a todos os dados que a lente capturou.

Raw, ou formato cru, é uma denominação genérica para um formato associado a imagens digitais, que contém a totalidade dos dados da imagem, tal como captada pelo sensor da câmara fotográfica. Tais formatos não podem ter aplicada a compressão com perda de informação, como ocorre com o formato JPEG.

Como o formato raw contém todos os dados da imagem captada pela câmara e uma maior profundidade de cor, em geral 30 ou 36 bits/píxeis — os ficheiros têm uma grande dimensão, salvo quando são comprimidos (sem perdas). É muitas vezes chamado de “negativo digital” pois é equivalente a um negativo na fotografia analógica: ou seja, o negativo não é usável como uma imagem, mas contém todas as informações necessárias para criar uma. O processo de converter uma imagem raw para um formato visível é, muitas vezes, chamado de revelação de imagem raw.

Os smartphones Android têm disponível a captura em formato RAW desde 2014, quando foi lançada a versão Lollipop.

RAW iOS 10

A capacidade de capturar imagens no formato RAW não estará disponível para todos os iPhones e iPads, ficando reservada para os iPhone 6s, 6s Plus, SE e para o iPad Pro de 9.7”. O formato escolhido pela Apple para guardar estas imagens é o DNG, editável pelo Photoshop, por exemplo.

De toda a informação que surgiu, não ficou claro se a Apple irá trazer este novo formato à sua aplicação de captura de fotografias ou se a deixará apenas para os programadores.

Está assim aberta a porta a todos os programadores para que criem aplicações que exploram ao máximo o hardware presente no iPhone e iPad.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s