Como trocar a tecla Controlo e Comando no Mac OS X

pplware_trocar_teclas00

Se trocou recentemente o Windows pelo OS X, provavelmente as combinações no teclado ainda não estarão bem engrenadas no seu cérebro e a tecla Controlo ainda é um problema no novo teclado do seu Mac. Como já referimos em vários outros guias, um dos argumentos fortes do OS X é a facilidade de se poder fazer quase tudo, até trocar a funcionalidade de uma simples tecla com as opções nativas do sistema operativo. Assim, hoje vamos ensinar como podem facilmente trocar no teclado a tecla Controlo e Comando.

No Windows já todos usámos atalhos de teclado que recorrem, maioritariamente, à tecla CTRL. Quantas vezes não usaram a combinação “Ctrl + A” para seleccionar tudo, “Ctrl + C” para copiar, “Ctrl + V” para colar, o “Ctrl + Z” para anular ou mesmo o “Ctrl + X” para apagar?

Quando chega ao Mac OS X, a configuração das teclas é totalmente oposta. Mesmo que tenha lá a tecla Controlo, na verdade é a tecla Comando que se torna a mais usada. Então passa a ter “Cmd + A” para seleccionar tudo, “Cmd + C” para copiar, “Cmd + V” para colar, o “Cmd + Z” para anular e… obviamente, o “Cmd + X” para apagar.

Se não está habituado a esta configuração do teclado do Mac OS X, então saiba que o sistema operativo da Apple traz uma opção que permite modificar a acção das teclas.

Desta forma podemos trocar as acções da tecla Controlo e da tecla Comando e levar as mesmas a ter acções iguais ao que o Windows permite.

Para isso faça o seguinte:

1. No Mac OS X abra Preferências do Sistema no menu Apple que se encontra em cima, na barra de menus.

pplware_trocar_teclas01

2. Clique na opção Teclado.

pplware_trocar_teclas02

3. Clique em Teclas modificadoras, botão no canto inferior direito.

pplware_trocar_teclas03

4. No campo Tecla Controlo (⌃), alterar para Comando e o campo Comando ⌘, alterar para Control. e, em seguida, clicar no botão OK.

pplware_trocar_teclas04

Agora terá um layout de teclas idêntico ao que tinha no Windows. Contudo, se mudou de vez para o OS X, deveria considerar usar as teclas conforme estão de origem no sistema operativo. Isto porque depois o sistema tem várias acções com as teclas de origem e com as outras combinações… e vai dar em doido.

Como bastam alguns momentos para voltar a assimilar as novas combinações de teclas, mesmo que de vez em quando se engane, voltará rápido a ter as novas teclas na mente, não seria má ideia fazer esse esforço.

Claro que esta dica vai mais longe, mostra-lhe que pode usar esta área de modificação de acções das teclas para adaptar o teclado para algo específico caso necessite. Fica esta nossa sugestão.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s