5 sistemas operativos alternativos para o seu Mac

pplware_mac_windows

Além de muitas outras características únicas, ter um MacBook, Mac Mini ou um Mac Pro é sinónimo de ter um bom sistema operativo, o OS X. No entanto, tal não significa que não existam outras alternativas interessante que podem ser executadas no seu Mac.

Hoje deixamos algumas sugestões de sistemas que podem também correr no seu Mac… das mais diversas formas.

Antes de apresentar as nossas sugestões, é importante que se perceba que o objectivo deste artigo não é encontrar uma alternativa para substituir o OS X mas sim sugerir alguns sistemas que podem ser executados num Mac, até porque o hardware “exige” que corra OS X para tirar todo o proveito.

Existem alguns métodos que nos permitem correr outros sistemas no Mac, como por exemplo:

  • Através da virtualização
  • em “Dual-boot” (boot camp)
  • Através de uma Pen USB

 

Windows 10

O Windows é, provavelmente, a primeira alternativa ao OS X. Com mais de 300 milhões de utilizadores no mundo, o Windows 10 corre razoavelmente bem no hardware da Apple, sem a necessidade de instalar drivers adicionais.

Em jeito de uma simpática provocação “dizem” que os Macs são a melhor máquina para correr o Windows!

Alternativas ao OS X

 

Ubuntu 16.04

Porque executar o Ubuntu num MacBook? Bem, existem as mais diversas razões mas a primeira é porque o Ubuntu é uma das distribuições mais populares. O sistema traz suporte para a maioria do hardware da máquina, incluindo high-DPI (HiDPI), tipicamente conhecido como Retina Display.

O Ubuntu tem também suporte perfeito para as function keys do Mac.

Alternativas ao OS X

 

Linux Mint

O Linux Mint é uma das distribuições Linux preferidas dos utilizadores devido à sua usabilidade e simplicidade, uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalados por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros.

Para quem tem um MacBook com ecrã Retina esta é certamente uma das melhores distribuições a experimentar, especialmente com o ambiente gráfico Cinnamon, que suporta na perfeição HiDPI. Aqui fica um tutorial oficial, para quem quiser ter o Linux Mint a correr no Mac.

Alternativas ao OS X

 

Elementary OS

O Elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu e direccionada para desktops. Apesar de pouco popular (apenas tem três versões até ao momento – Júpiter, Luna e agora Freya), esta distribuição tem um fantástico look and feel. Garante um bom desempenho e é bastante estável.

Em termos de design o Elementary OS tem algumas “inspirações” no OS X.

Este sistema tem suporte para ecrãs Retina mas é necessário que o utilizador instale o GNOME Tweak Tool. De acordo com o que podemos ler nesta fonte o problema do Elementary OS no Mac é o Wifi, devido aos drivers. À parte disso, o Elementary OS funciona na perfeição no hardware do Mac.

Alternativas ao OS X

 

Puppy Linux

O Puppy Linux é uma distribuição Linux bastante pequena, muito completa e acima de tudo muito poderosa. Esta é uma distribuição que permite transformar qualquer PC (mesmo os mais antigos) numa máquina simples, super rápida e segura.

Para quem tem um Mac mais antigo, esta distribuição Linux pode ser sem dúvida uma óptima alternativa. Quem o quiser experimentar, a melhor forma é cria uma Pen “bootável”. Tutorial de instalação oficial aqui.

Alternativas ao OS X

E são estes alguns dos sistemas, com provas dadas, que funcionam relativamente bem em qualquer Mac. Caso conheçam outros, digam-nos que nós criamos a segunda parte deste artigo.

Se tiverem imagens vossas de outros sistemas a correr no Mac podem também enviar-nos.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s