O Facebook quer ajudar a acabar com as passwords

facebook_account_kit_0Há muitos anos que se procura uma forma de acabar com as passwords, mantendo os mesmos níveis de segurança e a protecção dos utilizadores. Já vários tentaram este objectivo sempre com um sucesso relativo, mas o Facebook propõe agora resolver este problema, recorrendo apenas ao telefone. A nova proposta do Facebook foi apresentada na conferência F8 que está a decorrer e passa a fazer parte dos serviços de autenticação que a maior rede social do planeta disponibiliza.

Complementará outras propostas do Facebook e poderá ser usado para autenticar os utilizadores em qualquer aplicação ou serviço que faça uso deste novo mecanismo de autenticação.

Como estamos sempre ligados e com o smartphone presente, o conceito passa por indicar ao serviço de autenticação do Facebook o número de telefone do utilizador, que depois receberá uma mensagem com o código de autenticação. Se uma password pode ser roubada, dificilmente o mesmo acontecerá a um número de telefone, o que garante uma camada de segurança maior.


O Account, o nome dado a esta nova forma de autenticação, fará parte dos já muito usados mecanismo do Facebook. Estima-se que 85% das aplicações disponíveis usem as propostas do Facebook.

O Facebook teve já o Account em testes na aplicação Saavn, dedicada ao streaming de música, e o que foi possível constatar foi um aumento das autenticações com esta nova forma, graças à sua simplicidade e confiança.

Esta app viu os registos aumentarem 33% após a chegada do Accounts, o que demonstra bem da qualidade deste método de autenticação e do que poderá representar.

facebook_account_kit_1

A ideia apresentada pelo Facebook não é nova, com outros concorrentes de peso a estarem já o mercado. O que distingue o Account é a força e a presença que o Facebook tem já no mundo das aplicações e dos serviços, o que poderá ser uma base que dará a esta proposta uma vantagem única.

Pode ser que seja esta a forma de serem eliminadas de vez as passwords e que passemos a depender exclusivamente do smartphone e de uma única mensagem com um código.

Fonte: pplware

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s