iPhone, iPad e iMac também estão a ser vítimas de ataques que pedem resgates

 Depois da empresa de segurança Kaspersky ter alertado para o facto de o ransomware estar a crescer no Android, chegam relatos de que na Austrália há um grupo de utilizadores que tem os equipamentos Apple bloqueados. Alguns utilizadores australianos do iPhone, do iPad e dos computadores da Apple estão a receber mensagens de que os equipamentos foram pirateados. Os crackers estão a pedir cerca de 50 dólares pelo resgate dos dispositivos, valor que deve transferido através do PayPal.  Escreve o The Verge que o ou os piratas informáticos estão a aproveitar-se do serviço Encontrar o meu iPhone para bloquearem os equipamentos.

Existe a crença que em vez de uma falha de segurança, os cibercriminosos tiveram acesso aos dados de acesso dos utilizadores através do roubo de outros serviços – um pouco como aconteceu com o eBay.

Ganhando acesso à Apple ID, os piratas enviam depois as mensagens a pedir o resgate. São já vários os relatos de situações semelhantes no fórum de apoio ao cliente da Apple, ainda que alguns utilizadores tenham dito que conseguiram libertar-se do problema.

Como recorda a publicação norte-americana, uma forma de evitar que este problema e outros do género venham a acontecer é ter ativada a verificação em dois passos na Apple ID.

O relato acontece pouco depois de uma nota de informação da empresa de segurança Kaspersky ter dado conta que o tipo de malware que pede resgate aos utilizadores está a crescer no Android.

O ransomware é uma ameaça mais comum nos computadores, sendo que um dos vírus mais conhecidos é o ukash, também chamado de vírus da PJ. Mais recentemente registaram-se dois casos em Portugal que pediam o resgate em bitcoins: um numa empresa em Famalicão e outro numa entidade da Administração Pública ligada ao ensino.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fonte: Tek.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.